body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Chá de hibisco ajuda a emagrecer? Conheça os benefícios da bebida

Conhecido por quem está tentando perder peso, o chá de hibisco é um popular diurético, mas precisa ser consumido com atenção

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de chá de hibisco sendo servido em xícara branca - Metrópoles
1 de 1 Imagem de chá de hibisco sendo servido em xícara branca - Metrópoles - Foto: Getty Images

Para perder peso, não existe mistério: a ordem é se alimentar de forma saudável e comer menos calorias do que gasta. O exercício é fundamental. Porém, algumas bebidas podem ajudar na missão de fazer o corpo funcionar bem e diminuir um pouco mais os ponteiros da balança: o chá de hibisco é uma delas.

A infusão, rica em antioxidantes e vitamina C, A e do complexo B, melhora a digestão, regula o funcionamento do intestino e reduz a retenção de líquidos. Apesar de todos os benefícios, o chá de hibisco não queima gordura.

“Até o momento não temos boas evidências de que ele atue em algum mecanismo de queima de gordura”, explica a nutricionista Renata Bressan, do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e colaboradora do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do HCFMUSP.

Ela aponta que a bebida pode ajudar com a hidratação, mas não deve substituir a água. Alguns estudos mostram que o chá de hibisco pode, inclusive, ajudar a regular a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve a moderada. “Porém, não deve substituir medicamentos e indivíduos com pressão alta devem conversar com o médico sobre o consumo e possível interação com medicamentos anti-hipertensivos”, alerta Renata.

Benefícios do chá de hibisco

  • Regula o colesterol: alguns estudos já mostraram que o consumo do chá de hibisco pode diminuir a circulação do colesterol LDL, o “ruim”, em 8%, e aumentar o HDL, o bom, em 16,7%. A principal explicação para o efeito é a quantidade de compostos flavonoides presentes na bebida, que atuam como antioxidantes e ajudam a regular o colesterol no sangue.
  • Ajuda na saúde do cérebro: pelas quantidades de vitamina B1 e B2, o chá ajuda o corpo a captar energia das células, auxiliando no metabolismo de oxigênio e glicose. A vitamina B1, especificamente, atua na transmissão dos impulsos nervosos.
  • Ajuda na saúde do fígado: o consumo regulado do chá pode aumentar as enzimas desintoxicantes, diminuindo os danos ao fígado.

Quanto chá tomar

Não existe um consenso na literatura científica sobre a quantidade de chá a ser consumido por dia. Alguns estudos mostram que não se deve ar de 200 ml da bebida por dia, enquantos outros apontam que quatro xícaras são o máximo possível. O ideal é conversar com um médico para definir a dose personalizada.

Contraindicações

“Estudos mostram que o hibisco em grandes quantidades pode alterar os níveis de estrogênio do corpo, dificultando o momento da ovulação e podendo até provocar infertilidade temporária”, explicou a nutricionista Paula Veras Cardoso, que atende no Distrito Federal, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Outros efeitos colaterais do uso exagerado são enjoo, fraqueza, tontura e visão turva.

Ela lembra que a ingestão prolongada ou em alta concentração do extrato de hibisco pode elevar os níveis de enzimas hepáticas e causar danos no fígado. O recomendado é não tomar o chá diariamente por mais de 12 semanas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?