body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Chá de amora: saiba quais são os benefícios da infusão rica em cálcio

Muito popular, o chá de amora é docinho e azedo ao mesmo tempo e pode ser feito tanto com as frutas quanto com as folhas da amoreira

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Creative Touch Imaging Ltd./NurPhoto via Getty Images
Folha de amora
1 de 1 Folha de amora - Foto: Creative Touch Imaging Ltd./NurPhoto via Getty Images

A amora, uma frutinha roxa, doce e azedinha ao mesmo tempo, é super fácil de encontrar. Além do alimento in natura, a fruta pode ser usada em infusões: o chá de amora é conhecido por ser uma ótima fonte de cálcio.

Um estudo publicado em 2017 mostra que um quilo de matéria seca de amora tem uma média de 8,2 g de cálcio. Para comparar, um litro de leite integral tem 1,2 g da substância.

A amora tem antioxidantes, fibras e vitaminas C e K, que ajudam no fortalecimento do sistema imunilógico e podem prevenir o aparecimento de doenças crônicas. A fruta também é rica em magnésio, potássio e fósforo, compostos benefícios para a saúde do coração e a manutenção dos músculos.

A bebida também é associada ao emagrecimento, pois pode evitar picos glicêmicos que aumentam o apetite e possui potencial calmante para o intestino. Outros benefícios são o alívio da rigidez matinal e do inchaço.

Chá de folhas de amora

Além da frutinha, é possível fazer chá das folhas da amoreira: elas são ricas em flavonoides, taninos e cálcio, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, protegendo as células contra o envelhecimento precoce. Outro benefício é o potencial alívio dos sintomas da menopausa.

“Elas possuem compostos bioativos que se ligam aos receptores do estradiol, aumentando a produção de óxido nítrico. O composto dilata as artérias e favorece a redução da temperatura corporal, reduzindo os fogachos”, afirmou a nutricionista Adriana Stavro, de São Paulo, em entrevista recente ao Metrópoles.

“O chá também tem ação desintoxicante para o fígado, melhora a visão, alivia sintomas de tosse e resfriado, trata tonturas e tem efeito depurativo”, explicou a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

Imagem mostra xícara de chá e ramo com folha e pequenas amoras - Metrópoles
O chá de amora é uma bebida rica em antioxidantes e pode trazer diversos benefícios à saúde, como fortalecimento do sistema imunológico e alívio dos sintomas da menopausa

Como fazer o chá de amora

Para fazer o chá, a recomendação é usar cerca de 100 g das folhas de amora (de cinco a dez unidades) e uma colher de sopa da fruta. Deve-se colocá-las em água fervente em um recipiente fechado por cinco a dez minutos antes de coar e consumir.

“O processo de fervura direta pode destruir compostos bioativos e óleos essenciais, por isso deve ser evitado”, explicou a nutricionista Camila Pedrosa, também de Brasília, ao Metrópoles.

Não é recomendado tomar mais de três xícaras por dia, pois o chá de amora pode causar problemas digestivos e interagir negativamente com tratamentos médicos. Gestantes e lactantes, pessoas que usam remédios pra diabetes, tenham pressão baixa, problemas renais ou no fígado, problemas de coagulação ou constipaação crônica devem evitar a bebida.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?