body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Carnaval: excesso de cafeína e energéticos pode causar fadiga extrema

O café e o energético fazem parte da rotina dos foliões, que não querem perder nenhum dia de Carnaval. Especialistas alertam sobre riscos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de pessoas bebendo no Carnaval - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de pessoas bebendo no Carnaval - Metrópoles - Foto: Getty Images

Durante o Carnaval, é normal que os foliões recorram às bebidas energéticas e ricas em cafeína para acompanhar a maratona de bloquinhos. Mas médicos alertam que a combinação com álcool pode se tornar perigosa ao organismo, aumentando o risco de problemas no sistema cardiovascular e de fadiga extrema nos dias seguintes ao fim das festividades.

Isso ocorre porque os estímulos artificiais gerados pelos energéticos resultam na privação de sono e sobrecarga do organismo. Quando a energia acaba, o corpo entra em estado de cansaço profundo. Além disso, sintomas como ansiedade, insônia e palpitações também podem aparecer.

Perigos da mistura entre álcool e energéticos

Muito presente em festas como o Carnaval, o álcool é considerado uma droga depressora. Inicialmente causa euforia e, logo depois, deprime o sistema nervoso, causando relaxamento e redução da pressão.

A cardiologista Julia Tormin, do Grupo MedCof, explica que as bebidas alcoólicas têm um efeito de desidratação muito intenso no organismo. “O folião está pulando na rua, faz calor, e o álcool vai desidratar e levar a um dos principais problemas que a gente vê no Carnaval: os desmaios relacionados ao calor”, afirma.

Além disso, ele também é uma substância tóxica para o coração, podendo desencadear arritmias, em um fenômeno conhecido como Holiday Heart, que ocorre quando há consumo elevado de álcool de uma vez, aponta Julia.

Enquanto isso, o papel das bebidas energéticas é mascarar a embriaguez com estimulantes, fazendo a pessoa se sentir mais alerta do que realmente está e beber ainda mais. Ou seja, a mistura entre álcool e os energéticos pode elevar os riscos de intoxicação, desidratação, arritmias cardíacas e até mesmo colapsos cardiovasculares.

3 imagens
Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química
Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro
1 de 3

Uma pesquisa de 2023 apontou que sete em cada 10 brasileiros que abusam da bebida acham que bebem moderadamente

Reprodução/Internet
2 de 3

Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química

Getty Images
3 de 3

Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro

Yellow Dog Productions/Getty Images

Como a cafeína age no organismo?

A cafeína bloqueia a adenosina, um neurotransmissor responsável pelo relaxamento e indução do sono, gerando a sensação momentânea de alerta. No entanto, quando o efeito a, há um acúmulo de adenosina no organismo, resultando em um cansaço ainda maior, conhecido como efeito rebote.

“Além disso, a cafeína tem ação diurética, o que pode intensificar a desidratação, especialmente em um ambiente de calor, dança e consumo frequente de álcool. A perda de líquidos e eletrólitos prejudica o equilíbrio hídrico do corpo, afetando o desempenho físico e a recuperação”, alerta o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak, que atua em São Paulo.

Outro ponto crítico é a sobrecarga do sistema nervoso. Ao estimular a liberação de adrenalina, a cafeína mantém o corpo em estado de alerta constante, aumentando o gasto energético e podendo levar ao esgotamento quando seu efeito cessa.

Como se proteger da fadiga extrema

Para quem não quer abrir mão da festa, mas também deseja evitar o cansaço acumulado, alguns cuidados são essenciais para não sobrecarregar. Entre as principais dicas estão:

  • Hidrate-se bem: beba água regularmente para evitar a sobrecarga cardíaca causada pela desidratação. É recomendado beber, no mínimo, 30 ml de água por quilo de peso ao dia.
  • Intercale bebidas alcoólicas com água: isso reduz o impacto do álcool no organismo e no coração.
  • Faça pausas entre os blocos: descansar entre uma festa e outra ajuda a evitar o estresse cardiovascular.
  • Alimente-se corretamente: prefira alimentos leves e ricos em potássio, como banana e água de coco, que ajudam na regulação da pressão arterial.
  • Preste atenção aos sinais do corpo: se sentir palpitações, tontura ou dor no peito, pare imediatamente e busque ajuda médica.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?