body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Instrutor e aluno: quem são as vítimas de acidente aéreo no litoral

Instrutor Matheus Gomes morreu, e aluno Rodrigo do Nascimento foi resgatado com vida. Avião caiu em aldeia indígena, em Itanhaém (SP)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida de dois homens vítimas de acidente aéreo em SP
1 de 1 Imagem colorida de dois homens vítimas de acidente aéreo em SP - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo — O piloto que morreu na queda da aeronave de pequeno porte em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na noite desse domingo (9/3), era Matheus Henrique Gomes de Toledo, de 25 anos. Ele era o instrutor de voo do aluno Rodrigo do Nascimento Silva, de 22, que sobreviveu ao acidente e está hospitalizado.

A queda aconteceu por volta de 18h, sobre a aldeia indígena Awa Porungawa Dju, no bairro Santa Cruz, próximo à praia da Gaivota e perto da divisa com Peruíbe. A aeronave era do Aeroclube de Itanhaém, do modelo Cessna Aircraft, asa fixa, de instrução, prefixo PT-AKY.

3 imagens
Rodrigo compartilha nas redes aulas de aviação
Matheus Henrique Gomes de Toledo
1 de 3

Rodrigo do Nascimento Silva, de 22 anos

Reprodução/Instagram
2 de 3

Rodrigo compartilha nas redes aulas de aviação

Reprodução/Instagram
3 de 3

Matheus Henrique Gomes de Toledo

Reprodução/Instagram

Em nota divulgada nas redes sociais, o Aeroclube de Itanhaém manifestou “profundo pesar pelo falecimento de nosso instrutor de voo e amigo Matheus Gomes”.

“Neste momento de tristeza e dor, enviamos nossas condolências a todos os familiares e amigos. Perdemos não somente um excelente profissional, mas também um ótimo amigo que deixa um grande legado de uma personalidade brilhante. Que Deus o receba de braços abertos. Descanse em paz, nosso querido ‘Matheuzão'”, escreveu o Aeroclube.

Rodrigo do Nascimento ficou preso nas ferragens do avião, mas foi retirado com vida. Ele está internado no Hospital Regional Jorge Rossmann, de Itanhaém. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que o paciente possui quadro de saúde estável e está recebendo o atendimento médico necessário.

Nas redes sociais, ele se identifica como estudante de Engenharia Mecânica da Universidade São Judas Tadeu e de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi.

6 imagens
Bombeiros trabalham para resgatar vítima após queda de avião de pequeno porte cai no litoral de São Paulo
Avião de pequeno porte cai durante voo de instrução em Itanhaém, litoral sul de SP
Avião de pequeno porte cai durante voo de instrução em Itanhaém, litoral sul de SP
Praia da Gaivota em Itanhaém
1 de 6

Queda de avião em Itanhaém

Reprodução/Instagram
2 de 6

Defesa Civil/Reprodução
3 de 6

Bombeiros trabalham para resgatar vítima após queda de avião de pequeno porte cai no litoral de São Paulo

Defesa Civil
4 de 6

Avião de pequeno porte cai durante voo de instrução em Itanhaém, litoral sul de SP

Reprodução/Redes Sociais
5 de 6

Avião de pequeno porte cai durante voo de instrução em Itanhaém, litoral sul de SP

Reprodução/Redes Sociais
6 de 6

Praia da Gaivota em Itanhaém

Google Maps

Segundo a matrícula da aeronave na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião foi fabricado em 1969, possui um motor convencional, está autorizado a realizar voos diurnos e foi registrado para instrução. De acordo com o documento, o proprietário é Jefferson dos Santos Morales.

Em nota, a Rede Voa, concessionária responsável pelo Aeroporto de Itanhaém, informou que a aeronave fazia um voo de instrução, com decolagem às 17h16, e emitiu alerta às 17h42.

A aldeia tupi-guarani sobre a qual o avião caiu oferece vivências e oficinas culturais em algumas datas do ano. O líder espiritual é conhecido como Guaíra e atua como pajé da comunidade. Ele é considerado um profundo conhecedor de ervas e simpatias.

Nos vídeos que mostram o local do acidente aéreo, é possível ver alguns indígenas da aldeia observando a operação de resgate.

Veja vídeo do acidente:

Investigação do acidente

Polícia Civil investiga as causas do acidente. O caso foi registrado como abuso na prática da aviação pela Delegacia de Peruíbe, que solicitou perícia ao local. As investigações seguem para esclarecer os fatos, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Nesse domingo, investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para uma ação no local do acidente.

“Durante a Ação Inicial, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação”, explicou o Cenipa.

De acordo com o órgão, a conclusão da investigação ocorrerá no “menor prazo possível”, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Quando concluído, o relatório final será publicado no site do Cenipa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?