body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Torcedor que arremessou cabeça de porco em clássico paulista é preso

A cabeça de porco foi arremessada durante um clássico entre Corinthians e Palmeiras válido pelo Brasileirão, em novembro do ano ado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
Imagem colorida de um homem com filtro de palhaço no rosto segurando uma cabeça de porco embalada em plástico - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um homem com filtro de palhaço no rosto segurando uma cabeça de porco embalada em plástico - Metrópoles - Foto: Redes sociais/Reprodução

São Paulo — O torcedor que arremessou uma cabeça de porco no gramado em um clássico entre Corinthians e Palmeiras foi preso nesta segunda-feira (24/2), após confessar o crime durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua casa, na zona norte de São Paulo. O homem, identificado como Rafael Modilhane “Cicatriz”, itiu ter comprado e arremessado a cabeça do animal durante o jogo, que ocorreu em novembro do ano ado, na Neo Química Arena.

Na última quarta-feira (19/2), “Cicatriz” inclusive ou por uma audiência no Parque São Jorge — sede do clube alvinegro —, e foi proibido de entrar no clube até pagar a multa aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) ao Corinthians.

De acordo com o Art. 213 do Código Desportivo Brasileiro, o clube responsável pela torcida de onde veio o arremesso do objeto, deve pagar uma multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). A depender da gravidade do incidente, o clube responsável ainda pode perder o mando de campo em jogos futuros.

Após a audiência, o torcedor se pronunciou em suas redes sociais alegando que não poderia pagar o valor e que arremessou a cabeça de porco pelo bem do clube do coração: “Se naquele dia arremessei aquela cabeça de porco, foi porque sabia o que aquele jogo significava. Era o mais importante do ano. E a gente sempre mostra nossa força em cima deles”.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), na casa do suspeito também foram apreendidos celulares, máscaras, capacetes e uma moto utilizada na ocasião. O órgão afirma ainda que o acusado indicou a participação de outra pessoa no caso.

Equipes da 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) investigam o paradeiro do novo suspeito.

Relembre o caso da cabeça de porco

O episódio aconteceu no dia 4 de novembro do ano ado, quando, por volta dos 28 minutos do primeiro tempo, uma cabeça de porco foi arremessada dentro do gramado no clássico entre Corinthians e Palmeiras. O jogo foi válido pela 32ª rodada do Brasileirão na Neo Química Arena.

A cabeça do porco foi arremessada pelo torcedor corintiano, enquanto Raphael Veiga, jogador do Palmeiras, se preparava para cobrar um escanteio. O atacante Yuri Alberto, do Corinthians, precisou chutar a cabeça do animal para fora do gramado para autorização da cobrança.

Horas antes da partida, o torcedor divulgou nas redes sociais vídeos adquirindo a cabeça do animal. Nas gravações, o autor provocou o clube rival: “Se for para mexer com o psicológico de vocês, nós vamos mexer. Aqui é Corinthians”.

Veja o vídeo

A Polícia Civil acredita que Rafael Modilhane aproveitou o momento da queima de fogos, enquanto as equipes entravam no gramado, para colocar a cabeça do animal no local. O circuito interno de câmeras do estádio alvinegro foi solicitado para investigação.

Episódio recente

No dia 6 de fevereiro deste ano, outra cabeça de porco foi colocada na entrada do Allianz Parque — estádio do Palmeiras — na madrugada do primeiro clássico entre os times no ano. Fotos publicadas nas redes sociais mostram a cabeça do animal em uma calçada próxima ao estádio.

Antes da bola rolar, a torcida alviverde respondeu a provocação alvinegra, e deixou um gambá morto próximo ao Allianz. O animal é considerado uma provocação pelo torcedor corintiano.

2 imagens
A participação do torcedor preso nesta segunda é investigada
1 de 2

O gambá é uma provocação dos torcedores palmeirenses aos corinthianos

Redes sociais/Reprodução
2 de 2

A participação do torcedor preso nesta segunda é investigada

Reprodução/Redes sociais

Na ocasião, a partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Paulista terminou empatada em 1 a 1. Maurício (Palmeiras) e Yuri Alberto (Corinthians) marcaram os gols do clássico.

Agora, a polícia investiga a relação de Rafael Modilhane com a nova cabeça de porco colocada em frente ao estádio Allianz Parque.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?