Tarcísio tem 41% de aprovação, mas reprovação dobra, aponta Datafolha
Porcentagem que considera a gestão Tarcísio como ruim ou péssima subiu de 11% para 22% entre abril de 2023 e abril de 2025
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo – A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é considerada boa ou ótima por 41% dos paulistas. Outros 33% avaliam a gestão como regular, enquanto 22% consideram o desempenho ruim ou péssimo.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10/4) pelo Instituto Datafolha, que ouviu 1,5 mil pessoas espalhadas em 81 cidades paulistas. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Tarcísio manteve o patamar de aprovação colhido dois anos atrás, levando em conta a margem de erro. Em abril de 2023, pouco depois de iniciar o mandato, 44% dos entrevistados consideravam a gestão ótima ou boa. Embora continue baixa, a desaprovação dobrou no período: há dois anos, ela era de 11%.
O levantamento ocorre em meio às especulações de uma possível candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência da República em 2026. Publicamente, o governador tem negado que vai concorrer ao Palácio do Planalto e afirma que tentará a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. O mandatário diz que seu candidato ao Planalto é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, além de ser réu junto com outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado.
Mesmo tendo dobrado a desaprovação em dois anos, Tarcísio tem o governo mais bem avaliado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possível adversário na corrida pela Presidência no ano que vem. Segundo o Datafolha, 38% consideram o governo Lula ruim ou péssimo, enquanto 29% avaliam a gestão do petista como ótima ou boa.