Princípio de incêndio atinge a Cinemateca Brasileira, na zona sul
Segundo o Ministério da Cultura, o fogo foi controlado rapidamente e não houve prejuízo ao acervo da Cinemateca. Ninguém ficou ferido
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — Um princípio de incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira, no bairro de Vila Clementino, zona sul de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (24/2).
Segundo o Ministério da Cultura, o fogo foi controlado rapidamente pela Brigada de incêndio da própria Cinemateca e não houve prejuízo ao acervo audiovisual da instituição.
Ainda de acordo com a pasta, o fogo começou após um curto-circuito em um componente do sistema de climatização, em uma área isolada da instituição.
O Corpo de Bombeiros, acionado no início da ocorrência, foi ao local e trabalhou na ventilação de segurança para eliminar a fumaça tóxica dos ambientes afetados.
Todos os colaboradores e visitantes do local foram rapidamente evacuados, e ninguém ficou ferido.
A instituição informou ainda que, apesar de o acervo ter sido preservado, o sistema de climatização, essencial para a conservação do acervo, foi danificado.
O Ministério da Cultura afirmou que tomará todas as medidas necessárias para garantir a recuperação e substituição do sistema danificado.
A Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), responsável pela gestão da Cinemateca desde 2022, dará continuidade aos reparos, conforme aguardada liberação da perícia, para garantir a segurança e o pleno funcionamento das instalações.