body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PM preso por estupro em viatura já foi reprovado em exame psicológico

Testes feitos pelo soldado Leo Felipe Aquino da Silva “sinalizam instabilidade”. O ingresso dele na corporação foi recusado em 1º concurso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TJSP
Homem de barba, cabelo curto, branco, com camiseta azul - Metrópoles
1 de 1 Homem de barba, cabelo curto, branco, com camiseta azul - Metrópoles - Foto: Reprodução/TJSP

São Paulo – O soldado Leo Felipe Aquino da Silva (imagem em destaque), preso sob a suspeita de estuprar uma jovem de 20 anos quando deu carona para ela junto do parceiro de serviço, o cabo James Santana Gomes, não ou no teste psicológico da Polícia Militar em sua primeira tentativa de ingressar na corporação, em 2019.

Atrás das grades desde segunda-feira (3/3), ambos os policiais estão lotados no 24º Batalhão de Diadema, cidade da Região Metropolitana de São Paulo onde ofereceram carona para a suposta vítima, domingo (2), para levá-la de volta para casa, na capital paulista. A jovem havia saído de um bloco carnavalesco e, de acordo com denúncia, foi abusada sexualmente e abandonada – descalça, sem celular e machucada – na Rodovia Anchieta.


Relembre o caso

  • Dois policiais militares foram presos em flagrante nessa segunda-feira (3/3) depois de serem apontados por uma jovem como autores de um suposto estupro, em uma viatura da corporação, no domingo (2).
  • A vítima alega ter sido abusada após embarcar no carro policial em Diadema, na Grande São Paulo.
  • Durante o trajeto, como relevado pelo Metrópoles, os policiais teriam abusado sexualmente da vítima e a abandonado – descalça, sem celular e machucada – na Rodovia Anchieta.
  • A defesa dos dois negou as acusações e afirmou, em nota, que eles irão dar as versões do caso no decorrer do processo.
  • A jovem fez um vídeo, logo após o abuso sexual, ainda dentro da viatura.

“Instabilidade”

Um laudo assinado pelas psicólogas Amanda Pazero e Maronildes Ribeiro, em agosto de 2019, afirmava que o soldado Leo Felipe Aquino da Silva apresentava inadequação ao relacionamento interpessoal.

“Seus testes sinalizam instabilidade, com momentos de reserva, distância e introversão […] indica pouca necessidade dos outros nas atividades, frieza, indiferença, propensão para intrigas, falsidade, astúcia, ausência de retidão, inconstância e labilidade [mudança rápida de humor].”

As características apontadas contraindicaram Leo Felipe ao cargo de soldado, “pois poderão comprometer a capacidade para perceber e reagir adequadamente às necessidades, sentimentos e comportamentos dos outros […] podendo também prejudicar o bom desempenho da função policial militar”.

O relatório ainda destacou flutuações e instabilidade no desempenho das tarefas, que, aliadas a outras características, sugeriam que Leo Felipe teria dificuldade para “assumir responsabilidades por suas ações”.

O então candidato foi considerado inapto à função, como publicado no Diário Oficial, em 3 de dezembro de 2019.

Ação judicial

Leo Felipe entrou com uma ação judicial, questionando o resultado do teste. O pedido, porém, foi indeferido no início do ano ado.

No entanto, entre a primeira reprovação e o andamento do processo que moveu contra o estado, ele tentou mais uma vez ingressar na corporação e conseguiu. Durante as etapas do concurso, ou no teste psicológico realizado e foi convocado em fevereiro de 2020.

“A avaliação psicológica negativa, todavia, não representa uma porta que se fecha em definitivo, tanto assim que não é incomum que um candidato desclassificado na avaliação psicológica venha a obter parecer favorável em momento posterior”, diz trecho de documento do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) sobre o teste no qual Leo Felipe Foi reprovado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?