body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Quem são o pipoqueiro e o sorveteiro citados por Bolsonaro em SP

Em ato pró-anistia na Av. Paulista, Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal em inglês e citou condenação de pipoqueiro e sorveteiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Em ato pró-anistia na Av. Paulista, Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal em inglês e citou condenação de pipoqueiro e sorveteiro - Metrópoles
1 de 1 Em ato pró-anistia na Av. Paulista, Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal em inglês e citou condenação de pipoqueiro e sorveteiro - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — O pipoqueiro e o sorveteiro citados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em discurso durante ato pró-anistia na Avenida Paulista, em São Paulo, são, respectivamente, Carlos Antônio Eifler, de 54 anos, e Otoniel da Cruz, de 45.

O ex-presidente usou os dois como exemplos ao afirmar que o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar um pipoqueiro e um sorveteiro que foram denunciados por tentativa de golpe de Estado e mandou “um recado para o mundo”, arriscando falar em inglês.

“Eu não falo inglês, uma grande falha da minha formação, mas quero dar um recado aqui para o mundo e depois eu faço a tradução para vocês: Popcorn, and ice cream seller sentenced for a coup d’état in Brazil. Ou seja, sorveteiro e pipoqueiro dando golpe de Estado no Brasil, é uma vergonha”, disse Bolsonaro.

Carlos Antônio Eifler é de Lajeado, no Rio Grande do Sul, e dono de uma loja de pipocas gourmet, chamada Sabores da Dinda.

Já Otoniel Francisco da Cruz tem 45 anos e é de Porto Seguro, na Bahia. Ele trabalha vendendo picolés na cidade e disse ter ido para Brasília em um ônibus fretado, em que viajou sem pagar agem.

Ato bolsonarista na Avenida Paulista

Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle subiram no caminhão de som, estacionado próximo ao Masp, e acenaram para a multidão antes do início do ato, que foi organizado pelo pastor Silas Malafaia, e teve início às 10h.

Ao todo, dez pessoas foram destacadas para discursar. O segundo a falar foi o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que atacou duramente o ministro Alexandre do Moraes, do STF, chamando-o de covarde, e criticou a Polícia Federal (PF).

“Ditadores de toga, principalmente como Alexandre de Moraes, se utilizou do dia 8 para nos amedrontar. Se lascou, olha a gente aqui. Essa é a resposta para você seu covarde. E digo mais, fizeram de tudo para poder massacrar a maior liderança política deste país, que é o Bolsonaro”, disse Nikolas.

Já a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) disse que “dia 8 de janeiro foi uma manifestação, e não uma tentativa de golpe”, enquanto que o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) fez uma chamada perguntado para os políticos presentes se os partidos deles apoiavam a anistia.

O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), chamou a manifestação de “ato humanitário”, que “visa corrigir as injustiças” cometidas contra os envolvidos nos atos antidemocráticos de janeiro de 2023, e disse que vai “lutar” para deputados do seu partido “em a anistia”.

Anistia aos envolvidos no 8/1

Mais de 500 pessoas já foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos antidemocráticos. As penas variam de três a 17 anos de prisão. Os crimes pelos quais foram condenados são: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.

Os bolsonaristas consideram que o Supremo, na figura do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, está perseguindo os apoiadores do ex-presidente, e que as penas impostas são exageradas. Por isso, articulam a aprovação de um projeto de lei no Congresso para anistiar todos os envolvidos nos atos de 8/1.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?