body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PGR: fala de Bolsonaro na Paulista foi mensagem “explícita” de golpe

Na denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe, PGR cita discurso do ex-presidente em manifestação na Avenida Paulista, em 2021

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), durante discurso para apoiadores na manifestação contra o STF na Avenida Paulista 4
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), durante discurso para apoiadores na manifestação contra o STF na Avenida Paulista 4 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O discurso proferido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um ato de 7 de Setembro, na Avenida Paulista, em 2021, quando ele era o chefe do Planalto, foi visto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como uma mensagem “explícita” de tentativa de golpe para se manter no poder em caso de derrota nas eleições de 2022.

Nessa terça-feira (18/2), a PGR denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada. A defesa do ex-presidente afirma que Bolsonaro “jamais compactuou” com qualquer movimentação que tivesse como objetivo a desconstrução do Estado Democrático de Direito.

Na denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral, Paulo Gonet, descreveu o ato de 7 de Setembro de 2021, no qual Bolsonaro e seus aliados promoveram uma manifestação na Avenida Paulista, região central de São Paulo, como um fato “especialmente marcante” na sequência de confrontos do então presidente com outros poderes – em especial o STF.

Segundo a PGR, após a absolvição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em março de 2021, tornando o petista apto a se candidatar novamente no ano seguinte, Bolsonaro e aliados teriam iniciado os planos golpistas. Os discursos contra o STF, ainda de acordo com Gonet, já indicavam um plano de ruptura.

“Foi nesse cenário que Jair Bolsonaro, evidenciando seu receio de derrota nas urnas, apresentou de forma explícita a mensagem autoritária de permanência no poder: ‘Só saio preso, morto ou com vitória. Quero dizer aos canalhas que eu nunca serei preso’”, escreveu o PGR.

Na ocasião, Bolsonaro promoveu ataques às urnas eletrônicas, colocando dúvidas sobre o sistema de votação brasileiro, xingou o ministro do STF Alexandre de Moraes de “canalha” e declarou que não cumpriria mais ordens dele.

“As investigações da Polícia Federal revelaram que o pronunciamento não era mero arroubo impensado e inconsequente. Já então, o grupo ao redor do Presidente houvera até mesmo traçado estratégia de atuação em prol do seu líder, incluindo plano de fuga do país, se porventura lhe faltasse o apoio armado com que contava”, argumentou Gonet.

Para o PGR, o discurso de Bolsonaro serviu para insuflar apoiadores contra o STF e a Justiça Eleitoral. Além disso, faixas dos presentes na manifestação pedindo por intervenção militar revelavam “a força da ação coordenada pelo grupo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?