body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O que é o nitazeno, droga mais letal que heroína apreendida pela PF

O nitazeno é associado a casos de overdose. PF prendeu 4 pessoas de quadrilha especializada na produção de drogas derivadas do composto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem ilustrativa remédio opioide opioides vicio droga nitazeno - Metropoles
1 de 1 imagem ilustrativa remédio opioide opioides vicio droga nitazeno - Metropoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

São Paulo – A Polícia Federal (PF) prendeu 4 pessoas nesta terça-feira (13/5) durante uma operação em São Paulo para desarticular uma organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas derivadas do nitazeno, um composto químico de altíssimo risco, associado a casos de overdose.

As autoridades em São Paulo já estavam em alerta por causa do nitazeno, que é um opioide com uso proibido pela medicina. A substância é encontrada em drogas K e tem potencial elevadíssimo para causar dependência e transtornos mentais.


O que aconteceu

  • A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13/5), operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na produção e distribuição de entorpecentes a partir do composto químico nitazeno.
  • A substância tem alto risco de causar overdose. O nitazeno foi identificado pela primeira vez no Brasil em uma apreensão realizada pela própria Polícia Federal, o que deu origem à presente investigação.
  • Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos em endereços localizados na cidade de São Paulo.
  • Os investigados poderão responder, conforme a participação individual de cada um, pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e organização criminosa.

O que é o nitazeno

Os nitazenos foram desenvolvidos pela primeira vez na década de 1950 no Reino Unido como um medicamento analgésico, mas são tão potentes e viciantes que nunca foram aprovados para uso médico ou terapêutico.

Esta droga pode ser injetada, inalada ou engolida, segundo estudo realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Misturá-la com outras drogas e álcool é extremamente perigoso, e aumenta significativamente o risco de overdose e morte.

O nitazeno pode ser até 40 vezes mais forte que o fentanil, outro opioide sintético, que é 50 vezes mais potente que a heroína. A epidemia do fentanil nos EUA contribuiu para 100 mil mortes em 2022, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?