body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Número de pessoas em situação de rua se mantém estável em São Paulo

População em situação de rua chegou a 93.355 pessoas em São Paulo em janeiro de 2025, 799 a mais do que em dezembro do ano ado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/Agência Brasil
Pessoas em situação de rua em São Paulo (SP)
1 de 1 Pessoas em situação de rua em São Paulo (SP) - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo — Dados do CadÚnico indicam que o número de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo atingiu uma estabilidade no crescimento registrado no último ano.

Em janeiro de 2025, a cidade ou a ter 93.355 pessoas vivendo em sua rua, 799 a mais do que o registrado no mês anterior, um aumento menor do que 1%.

Essa crescimento é menor que o verificado pelo último levantamento, quando a capital saltou de 64.818 mil, em dezembro de 2023, para 92.556 em dezembro de 2024.

Os dados são do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir da base do Cadastro Único (CadÚnico).

Segundo o levantamento, a capital paulista está estável com relação ao registro de pessoas em situação de rua.

A cidade, contudo, ainda lidera o ranking das capitais com maior quantidade de pessoas vivendo nessas condições, e concentra 66% da população em situação de rua de todo o estado.

Por outro lado, levantamento aponta para o crescimento da população em situação de rua no Brasil, que atingiu 329 mil.

Dos 27 estados , somente registraram uma redução na concentração de registros de pessoas em situação de rua. São eles, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Maranhão, Goiás, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo.


Entenda:

  • Segundo o OBPopRua existem 329.370 0 pessoas em situação de rua no Brasil.
  • A maior parte (63%) vive na região sudeste, onde 205.539 pessoas vivem nessas circunstâncias.
  • Cidade de São Paulo registrou 93.355 pessoas vivendo na rua em janeiro de 2025, número que corresponde a 66% do total registrado no estado, com total de 139.799 pessoas.
  • Além de São Paulo, os estado da Bahia, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Norte e Tocantis estabilizaram o registros de pessoas em situação de rua.

Dados da população em situação de rua

O levantamento de dados é tido como um ponto crítico na produção de políticas públicas votadas à população em situação de rua.

Na capital paulista, o poder municipal faz esse levantamento de quatro em quatro anos por meio do Censo da População da População em Situação de Rua.

Na última edição, publicada em 2021, a cidade de São Paulo registrou 31.884 pessoas vivendo em suas ruas. A próxima edição está prevista para acontecer este ano.

Em nota ao Metrópoles, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), informou que “a cidade tem a maior rede socioassistencial da América Latina”.

Segundo a nota, “o levantamento Observatório Brasileiro de Políticas Públicas da UFMG utiliza dados do CadÚnico, que são cumulativos e autodeclaratórios, e, portanto, podem não demonstrar um cenário real da cidade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?