body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lixo inível: moradores com nanismo ganham indenização de vizinhos

A 31ª Câmara de Direito Privado determinou que o condomínio disponibilize às pessoas com deficiência uma maneira prática de despejo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
dtimiraos/Getty Images
Sacos de lixo - Metrópoles
1 de 1 Sacos de lixo - Metrópoles - Foto: dtimiraos/Getty Images

São Paulo — O  Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que um condomínio indenize dois moradores com nanismo por dificuldades no descarte de lixo. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 5 mil para cada um.

Por unanimidade, a 31ª Câmara de Direito Privado manteve decisão da 5ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz Paulo César Batista dos Santos. A sentença também determinou que a istração disponibilize às pessoas com deficiência uma maneira prática e eficaz para o despejo residencial.


Descarte de lixo

  • Segundo o processo, durante a pandemia, o descarte do lixo dos condôminos começou a ser feito em caçamba na rua.
  • Os moradores com nanismo aram a depender de outras pessoas para realizar a atividade corriqueira.
  • Após tratativas, a síndica indicou um espaço dentro do condomínio para a coleta, mas depois o cesto foi retirado do local.

O julgamento foi composto pelos desembargadores Paulo Ayrosa, Antonio Rigolin e Rosangela Telles. Para a relatora do caso, as restrições impostas aos moradores com nanismo causaram abalo psicológico e quebraram garantias previstas no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

“É incontroverso que os autores não possuíam, por parte do condomínio, a ibilidade garantida pela Constituição Federal e pela Lei Federal”, destacou a desembargadora. “Essa omissão, sem dúvidas, fora capaz de ferir a honra subjetiva dos autores, que se viram impossibilitados de praticarem atos comezinhos e essenciais da vida cotidiana, a despeito da ciência do condomínio acerca do transtorno”, acrescentou Telles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?