Golpe no PCC: Porto de Santos tem maior apreensão de cocaína do ano
Droga estava escondida em um carregamento de café que tinha como destino ao porto de Antuérpia, na Bélgica. Ninguém foi preso
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — Uma ação coordenada da Receita Federal e da Polícia Federal resultou, nessa terça-feira (11/2), na maior apreensão de cocaína do ano no Porto de Santos, no litoral paulista, impondo prejuízo milionário ao Primeiro Comando da Capital (PCC). No total, 815 quilos foram encontrados em meio a um carregamento de café (veja abaixo).
Segundo a Receita Federal, a carga ilegal estava acondicionada em cinco contêineres e tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica. Foram encontrados três big bags em que parte da carga de café em grãos foi substituída por tabletes de cocaína.
Como já revelado pelo Metrópoles, o porto é um dos principais escoadouros usados pelo PCC para despachar cocaína para países da África e da Europa, onde a droga rende bilhões à maior facção do Brasil.
O envio de drogas foi frustrado durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras realizados por equipes da Alfândega de Santos.
De acordo com a Receita, a participação de cães farejadores nas operações de fiscalização é fundamental. Durante os trabalhos dessa terça-feira, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas.
A Polícia Federal informou que será instaurado um inquérito policial para apurar a materialidade e aautoria do crime de tráfico internacional de drogas. Até o momento, ninguém foi preso.