body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo morre aos 90 anos

Governador Tarcísio de Freitas decretou luto oficial de 3 dias no estado. Cláudio Lembo foi governador de SP entre 2006 e 2007

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cláudio Lembo
1 de 1 Cláudio Lembo - Foto: null

São Paulo — Morreu na capital, na madrugada desta quarta-feira (19/3), o ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, aos 90 anos de idade.

O Governo de São Paulo lamentou o falecimento do político e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial de 3 dias no estado.

O velório é realizado desde as 11h desta quarta na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no Hall Monumental, e tem previsão de término às 15h. O sepultamento será no Cemitério do Araçá, às 16h. O cortejo até o cemitério será acompanhado pelo batedores da Polícia Militar.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que recebeu com tristeza a notícia da morte de um amigo “desde os anos 1970”.

“Lembo foi símbolo de Política escrita assim, com P maiúsculo. Representante do campo conservador, sempre tivemos diferenças e, ao mesmo tempo, uma capacidade de diálogo franco, aberto e generoso. Com suas convicções, teve amplo destaque na política e se consolidou como voz importante no direito, tendo sido reitor da Universidade Mackenzie. Deixa um legado de compromisso com a democracia, com os valores constitucionais e com o amor pelo Brasil”, escreveu Lula.

Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o Brasil perde um líder político liberal clássico. “Advogado de sólida formação jurídica e cultural. Um homem à frente de seu tempo, mas paciente com a história. Dos últimos a formar gerações de políticos”, lamentou Toffoli.

Em nome da Câmara Municipal de São Paulo e de todos os vereadores, o presidente da casa Ricardo Teixeira lamentou “profundamente” o falecimento do ex-governador. “Secretário municipal de muitos prefeitos, Lembo trilhou um caminho de muita retidão tanto na vida política, quanto na acadêmica. E será lembrado com muitas saudades por todos que exercem a vida pública com total entrega e dedicação. Que seus esforços pelo bem comum e pela democracia sejam eternizados”, homenageou Teixeira.

Carreira

Nascido em 1934 na capital paulista, Lembo assumiu o governo do estado entre abril de 2006 e 1º de janeiro de 2007 e foi vice-governador de São Paulo de 2003 a 2006.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), tornou-se doutor em Direito pela Universidade Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também foi reitor.

Na Prefeitura de São Paulo, foi secretário de Negócios Extraordinários, Negócios Jurídicos e Planejamento.

Desde 2011, Lembo era filiado ao Partido Social Democrático (PSD). O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, lamentou a morte do político nas redes sociais. “Se tem alguém que cumpriu sua missão, esse alguém foi Cláudio Lembo. Cidadão exemplar, com excelente formação e um homem público que não deixa uma única observação negativa”, escreveu em seu perfil no X.

*Matéria em atualização. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?