body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Comerciante “adotou” aranha e bar virou ponto de visitação em Itaquera

Comerciante viu aranha no meio da rua, evitou a morte dela e a colocou dentro de um pote, fazendo com que bicho virasse atração em bar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Imagem mostra aranha em pote - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra aranha em pote - Metrópoles - Foto: Arquivo pessoal

Enquanto a maior parte das pessoas se assustam com a presença de aranhas, o comerciante Verlei Saraiva, o Nei, de 62 anos, foi na direção contrária. Ele, que tem um bar na zona leste de São Paulo, achou uma caranguejeira perdida no meio da rua e decidiu cuidar do animal, com direito a comida, água e até rolinho de papel higiênico dentro de um pote de vidro. O bicho virou celebridade por algumas semanas no bar em Itaquera, mas acabou sendo solto na mata.

O encontro entre Nei e a aranha aconteceu por volta das 19h. O bicho ou pelo meio da perna de um amigo e ambos notaram que ela seguia para o meio da rua, sem dar muita bola. Nada de picada ou salto para assustar os humanos. O amigo, mesmo assim, queria matar a pernuda; o dono do bar teve compaixão e evitou o “aracnicídio”.

E fez até mais que isso: recolheu a aranha com carinho e uma pá de lixo, colocando-a dentro do pote de vidro. A atitude chamou a atenção dos vizinhos e o bicho virou febre na vizinhança. Celebridade. “Tinha gente que queria até enfiar a mão para pegá-la”, afirmou Nei.

O dono do bar mostrou para a reportagem as mensagens enviadas por familiares, que o orientaram a ter o máximo cuidado. Nada disso, porém, espantou Nei, que não se contentou em dar comida e “casa” para a aranha. “Fiquei pensando: ‘Esse bichinho é vivo, precisa de água também’. Peguei uma tampinha e deixei um pouquinho de água. Se tem vida, ela quer beber um pouquinho de água.”

Medo de aranha

O Metrópoles perguntou se Nei não tem medo de aranha, como parte da vizinhança — e do planeta.  “Chegar e meter a mão, não. Mas se tiver alguma coisinha para pegar, ah, aí eu não tenho medo”, disse.

A aranha já não estava muito feliz no pote de vidro, apesar da comida, da água e de ter virado celebridade no boteco da Rua Sho Yoshioka, no Jardim Helian, em Itaquera. Foi isso que Nei diz ter percebido ao longo do tempo. E o “amor” o levou a se separar do bicho. “Eu vi que ela estava meio assim e resolvi soltar”, diz. “Deixei ela cair para o mato.”

Cuidados

Segundo diretor do Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, Antonio Brescovit, a aranha que foi criada por duas semanas por Nei é uma caranguejeira macho adulta.

No entanto, fica a recomendação: não crie aranhas em casa. As caranguejeiras, por exemplo, têm corpo revestido por pelos (cerdas) urticantes, que causam alergias e irritação na pele. A picada é dolorosa para os humanos, mas o veneno é muito tóxico somente para animais que são devorados por elas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?