body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Churrascaria faz obras sem autorização prévia em parque tombado em SP

Obra de churrascaria está sendo realizada sem autorização de conselhos de defesa do patrimônio no Parque Água Branca, que é tombado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Amora Perdizes
Imagem colorida de obra de churrascaria em parque
1 de 1 Imagem colorida de obra de churrascaria em parque - Foto: Divulgação/Amora Perdizes

São Paulo — A construção de uma churrascaria dentro do Parque Água Branca, na zona oeste de São Paulo, está sendo realizada sem a devida autorização de órgãos regulatórios. O parque foi tombado em 1996 pelo Condephaat, conselho de defesa de patrimônio estadual, e em 2004 pelo Conpresp, a nível municipal — o que exige que qualquer intervenção deve ter autorização prévia.

A obra de intervenção é para um evento temporário, denominado “Hípica Churrascada”, realizado pelo restaurante Fazenda Churrascada com o aval da concessionária do parque, Reserva Parques. A construção está sendo realizada na área onde se encontram as baias para cavalos da Polícia Militar e no galpão que abrigava a feira de produtos orgânicos, que foi deslocada para outro espaço.

A irregularidade foi denunciada na segunda-feira (28/4) durante uma reunião do Conpresp. No encontro, a conselheira Danielle Dias de Santana pediu ao Departamento de Proteção Histórica (DPH) para analisar a questão, fazer uma vistoria no local e paralisar as obras até a apresentação da documentação necessária para justificar as intervenções.

7 imagens
Parque Água Branca é tombado
Conselheira pediu paralisação das obras
Associação de moradores teme impacto irreversível
Construção é nas baias para cavalos
Feira de produtos orgânicos foi deslocada para outro espaço
1 de 7

Obra é realizada sem autorização prévia

Divulgação/Amora Perdizes
2 de 7

Parque Água Branca é tombado

Divulgação/Amora Perdizes
3 de 7

Conselheira pediu paralisação das obras

Divulgação/Amora Perdizes
4 de 7

Associação de moradores teme impacto irreversível

Divulgação/Amora Perdizes
5 de 7

Construção é nas baias para cavalos

Divulgação/Amora Perdizes
6 de 7

Feira de produtos orgânicos foi deslocada para outro espaço

Divulgação/Amora Perdizes
7 de 7

Churrascaria faz obras sem autorização prévia em parque tombado em SP

Divulgação/Amora Perdizes

Em uma reunião anterior, em 24 de março, a conselheira Márcia Ramos dos Santos afirmou que há falta de informações no projeto que demonstrem se o evento demanda intervenções físicas na edificação, em especial nos seus elementos protegidos pelo tombamento. Isso porque em uma vistoria fotográfica em 24 de fevereiro deste ano, foi constatado que a intervenção não é somente uma montagem e desmontagem de estruturas para instalações temporárias, e sim uma obra irregular.

A Associação de Moradores e Amigos de Perdizes (Amora Perdizes) afirma que o receio da comunidade do bairro e usuários do parque é que após a instalação do restaurante, o impacto ambiental e histórico sobre as instalações tombadas seja irreversível. “A obra não autorizada está avançando a toque de caixa, por 24 horas, e parece estar muito próxima da finalização, com a chegada de mobiliário e internet”, escreveu em uma denúncia publicada nas redes sociais da associação.

O que dizem os órgãos responsáveis

Em nota ao Metrópoles, o Conpresp apenas informou que foram solicitados esclarecimentos sobre o evento “Hípica Churrascada”.

Já a Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), braço técnico do Condephaat, afirmou que recebeu a solicitação de instalação provisória para o evento em 20 de janeiro deste ano, mas que o conselho ainda não deliberou sobre o caso porque não recebeu informações complementares solicitadas à empresa.

“Assim que enviadas, serão submetidas ao Conselho para deliberação. O Condephaat informa ainda que já solicitou a paralisação de qualquer obra no local, enquanto não haja aprovação do Conselho”, disse o órgão estadual.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) afirmou, em nota, que foi informada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), de suposta realização de obras para instalação de uma unidade do restaurante Fazenda Churrascada nas dependências do Parque da Água Branca. Segundo a agência, ela já oficializou a concessionária responsável, solicitando esclarecimentos imediatos sobre o caso.

A Arsesp reforça que, caso seja constatada qualquer irregularidade contratual, a concessionária estará sujeita às sanções previstas no contrato.

O que dizem a churrascaria e a concessionária

Em nota, o Heat Group, responsável pelo restaurante Fazenda Churrascada, afirmou que as estruturas do evento Hípica Churrascada são temporárias e respeitam o valor histórico do espaço.

“O protocolo de liberação do evento segue em trâmite junto aos órgãos competentes, conforme as exigências legais para áreas de patrimônio“, alega.

A concessionária Reserva Parques, responsável pelo Parque Água Branca, corrobora com o que o restaurante diz e reafirma que as estruturas do evento são “temporárias, reversíveis e respeitam o valor histórico do local”.

De acordo com a concessionária, o protocolo de liberação foi enviado aos órgãos competentes, em processo distinto das obras de conservação já licenciadas no parque, como drenagem e recuperação de estruturas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?