body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Preço do ovo dá primeiros sinais de queda, indica pesquisa da USP

Levantamento realizado em quatro regiões, em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Espírito Santo, constatou variação, mas ainda pequena

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de um ovo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um ovo - Metrópoles - Foto: Getty Images

As cotações dos ovos deram os primeiros sinais de recuo nos últimos dias. É isso o que constatou uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, em Piracicaba. O levantamento foi realizado em quatro polos de produção: no interior de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista, em Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Santa Maria de Jequitibá (ES).

A intensidade da baixa variou de acordo com cada região. A maior, contudo, ainda não foi muito expressiva, chegando a 0,26% no Recife. Nas demais localidades, ficou entre 0,01% e 0,07%. Foram, portanto, sinais ainda incipientes de redução.

O Cepea observou que, quanto à produção nacional de ovos para consumo, números consolidados do IBGE revelam que, em 2024, o volume atingiu 3,83 bilhões de dúzias, avanço de 11,5% em relação ao ano anterior e um novo recorde na série histórica do Instituto, iniciada em 2012.

Na segunda quinzena de janeiro, o preço dos ovos de galinha teve alta de 40%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Além de pesar no bolso da população, o salto provocou forte polêmica política. Na semana ada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia se manifestado diversas vezes sobre o tema, disse que quer descobrir “quem foi o pilantra” que aumentou o preço dos ovos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?