body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Para analistas, inflação ficou dentro do esperado, mas Selic vai subir

Especialistas consideraram dados do IPCA-15 positivos, mas veem pressão em algumas áreas, o que justificaria nova alta dos juros em maio

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem colorida, Mulher comprando em uma loja de conveniência e verificando seu recibo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Mulher comprando em uma loja de conveniência e verificando seu recibo - Metrópoles - Foto: GettyImages

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril, considerado uma prévia para a inflação do mês, registrou alta de 0,43%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (25/4). Para especialistas, a elevação ficou dentro do esperado pelo mercado, mas, ainda assim, eles preveem uma alta dos juros básicos do país, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), entre 6 e 7 de maio.

Na avaliação de economistas do Banco Daycoval, um dos destaques do IPCA-15 de abril foi a nova elevação dos alimentos. “Os preços dos ovos de galinha, bebidas, leite e itens do grupo in natura pressionaram”, diz um relatório divulgado pela instituição. “Do lado baixista, as carnes vermelhas apresentaram nova queda de preços.”

No grupo de serviços, a surpresa ficou com a queda das agens aéreas, “maior do que o esperado”. “Por outro lado, os itens intensivos em trabalho, alimentação fora do domicílio, serviços automotivos e transportes por aplicativos puxaram o grupo para cima”, afirma o texto.

Para o banco, o grupo dos preços istrados também surpreendeu positivamente. Isso tanto pelo reajuste sazonal menor dos produtos farmacêuticos quanto pela queda dos preços da gasolina e da energia elétrica.

Política “contracionista”

“O IPCA-15 veio ligeiramente melhor do que o esperado com surpresa baixista em istrados e serviços”, diz a análise. “Contudo, os serviços seguem pressionados e constituem desafio relevante para o Banco Central. Com isso, a política monetária deve seguir contracionista.”

Para Luciano Costa, economista-chefe da corretora Monte Bravo, o IPCA-15 de abril ficou “em linha com a expectativa” dos técnicos, mas os “núcleos (que desconsideram preços que apresentam maior volatilidade) mantiveram a pressão”.

Nesse caso, observa Costa, houve uma “desaceleração na margem do núcleo de serviços”. “Por outro lado, o núcleo de bens ficou bastante pressionado, refletindo o ree do câmbio e a pressão sazonal de vestuário”, afirma o economista, que conclui: “O resultado do IPCA indica que o cenário ainda requer cautela, considerando o patamar da inflação e os núcleos”.

Alta da Selic

Com isso, Costa acredita que o “Banco Central deverá elevar a taxa de juros em 50 pontos-base (0,50 ponto percentual) na reunião de maio, levando a Selic para 14,75% ao ano”. “Esse movimento resultará em uma taxa de juros real de 9,1% ao ano, nível bastante restritivo, o que deverá permitir ao Banco Central manter a Selic estável nesse patamar até o fim do ano”, conclui.

Taxa de 12 meses

O economista André Braz, coordenador dos índices de preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), observa que o IPCA-15 de abril veio mais baixo que o de março, “mas a taxa em 12 meses segue avançando”. Agora, segundo o IBGE, ela ficou em 5,49%, acima dos 5,26%, observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?