Para 82% do mercado, inflação vai aumentar em 2025, diz Quaest
Apenas 2% dos entrevistados dizem que a inflação de 2025 será menor do que a de 2024. Em fevereiro, IPCA avançou para 1,31%, segundo o IBGE
atualizado
Compartilhar notícia

Oito de cada 10 agentes do mercado financeiro acreditam que a inflação no Brasil vai subir em 2025, na comparação com o ano ado. É o que mostram os dados de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19/3) pela Genial/Quaest.
De acordo com o levantamento, 82% dos entrevistados dizem acreditar que a inflação suba neste ano, enquanto 16% afirmam que o índice deve se manter.
Apenas 2% dos entrevistados dizem que a inflação de 2025 será menor do que a de 2024.
Em fevereiro deste ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 1,31% – uma alta de 1,15 ponto percentual em relação a janeiro (0,16%).
Já no acumulado de 12 meses até fevereiro, o IPCA foi de 5,06%, acima do teto da meta, que é de 4,5% na base anual.
De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para este ano é de 3%. Como há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será cumprida se ficar entre 1,5% e 4,5%.
Preço dos alimentos
A pesquisa da Quaest mostra ainda que nove de cada 10 agentes do mercado não acreditam que as medidas anunciadas pelo governo federal para tentar reduzir o preço dos alimentos surtirão algum efeito.
Para 90% dos entrevistados, a redução das tarifas de importação não vai baixar os preços. Apenas 8% disseram que a medida trará algum resultado, enquanto 2% não souberam responder.
Sem interferência
A Quaest também perguntou aos entrevistados sobre o comportamento do governo em relação aos preços dos produtos.
Segundo 74%, o governo não deve intervir na economia. Para 25%, no entanto, o Executivo federal deve buscar reduzir os preços dos alimentos. Dois por cento não souberam responder.
A pesquisa
A pesquisa da Quaest foi realizada entre os dias 12 e 17 de março de 2025. Foram feitas entrevistas on-line com representantes de 106 fundos de investimentos sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro.