body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mercado eufórico: dólar cai pela 7ª vez e Bolsa tem 6ª alta seguida

Moeda americana registrou queda de 0,52%, a R$ 5,64. O Ibovespa subiu 0,79%, aos 132.508 pontos. Decisão do Fed afetou indicadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles - Foto: Getty Images

Os mercados de câmbio e ações seguem apresentando resultados positivos no Brasil. Nesta quarta-feira (19/3), o dólar fechou em queda de 0,52%, cotado a R$ 5,64, no sétimo recuo seguido. O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), registrou alta de 0,79%, aos 132.508 pontos.

Tanto a queda do dólar como a alta do Ibovespa ocorreram ao longo do pregão, mas ambos os resultados foram acentuados a partir das 15h. Nesse momento, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou a manutenção da taxa de juros nos Estados Unidos no intervalo entre 4,25% e 4,50%.

A medida era amplamente esperada pelos analistas. O Fed também indicou que promoverá dois cortes de 0,25 ponto percentual (0,50 ponto no total) nos juros básicos dos EUA até o fim deste ano.

Além disso – e mais importante –, o banco central americano informou que reduzirá o ritmo de redução de seu balanço patrimonial, que ainda é imenso. Na avaliação de Emerson Vieira Junior, responsável pela mesa de câmbio da Convexa Investimentos, esse é um fator importante, pois, entre outros motivos, aumenta a liquidez no mercado. “Isso também tira a força do dólar em relação ao real”, diz o analista.

Ibovespa

O Ibovespa também reagiu positivamente às medidas anunciadas pelo Fed. O indicador chegou a subir 1,12%, a quase 133 mil pontos (depois fechou a 132,5 mil, ainda em alta em relação ao dia anterior). No Brasil, o índice também foi puxado para cima pelo bom desempenho de ações de peso na B3, como os papéis da Petrobras e dos bancos.

No exterior, os índices de Nova York também registraram elevação, impulsionada pelas decisões do Federal Reserve. O Dow Jones aumentou 0,92%; o S&P 500, 1,10%; e o Nasdaq, que concentra as ações do setor de tecnologia, avançou 1,36%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?