body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em guerra comercial com EUA, China vê economia crescer 5,4% no 1º tri

Na comparação com o trimestre anterior, o PIB da China avançou 1,2% entre janeiro e março deste ano. Resultado veio acima das estimativas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Bandeira chinesa sobre o fundo de negócios - Metrópoles
1 de 1 Bandeira chinesa sobre o fundo de negócios - Metrópoles - Foto: Getty Images

Em meio à guerra comercial entre China e Estados Unidos, Pequim anunciou nesta quarta-feira (16/4) que a economia do gigante asiático cresceu 5,4% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano ado.

O resultado veio ligeiramente acima das estimativas do mercado, que giravam em torno de 5,1%.

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) nos três primeiros meses do ano surpreendeu em um momento de acirramento da guerra tarifária com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, que impôs uma taxa de 145% sobre os produtos importados dos chineses.

Em resposta, a China estipulou uma tarifa de 125% sobre as exportações norte-americanas.

Na comparação com o trimestre anterior, o PIB chinês avançou 1,2% entre janeiro e março deste ano, desacelerando em relação à alta de 1,6% do quarto trimestre de 2024.

Exportações

As exportações da China registraram um salto de mais de 12% em relação ao mesmo período do ano ado, enquanto a produção industrial subiu 6,5% na mesma base de comparação. Só no segmento de equipamentos, o crescimento foi de 11%.

A maior alta foi verificada no setor de tecnologias avançadas, como a produção de veículos elétricos e híbridos, com alta anual de 45,4%.

Já a produção de impressoras 3D subiu quase 45%. A de robôs industriais, 26%.

Cenário mais “complexo e severo”

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do governo chinês, o cenário econômico global é “mais complexo e severo” neste momento, em meio à escalada da guerra comercial.

“Ainda não está consolidada a base para uma recuperação econômica sustentada e para o crescimento”, afirmou o governo.

“Neste momento, a imposição de tarifas elevadas por parte dos EUA vai pressionar o comércio e a economia do nosso país”, reconheceu o vice-comissário do Escritório Nacional de Estatísticas, Sheng Laiyun.

A meta do governo da China para o crescimento do PIB em 2025 é uma alta anual de 5%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?