body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Efeito Trump: bolsas da Ásia derretem com novas ameaças de “tarifaço”

Os principais índices das bolsas de valores da Ásia desabaram. Na véspera, Trump confirmou novas tarifas para China, México e Canadá

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
James Matsumoto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
bolsa-de-valores-asia-toquio-japao
1 de 1 bolsa-de-valores-asia-toquio-japao - Foto: James Matsumoto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Os principais índices das bolsas de valores da Ásia desabaram nesta sexta-feira (28/2), um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar que colocará em práticas as novas tarifas comerciais sobre México, Canadá e China a partir da próxima semana.


O que aconteceu

  • O índice Kospi, da Coreia do Sul, liderou as perdas e fechou o dia em queda de 3,4%, aos 2,5 mil pontos.
  • Em Hong Kong, o Hang Seng afundou 3,3%, aos 22,9 mil pontos, enquanto o índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em baixa de 2,9%, aos 31,1 mil pontos.
  • Em Taiwan, o índice Taiex registrou perdas de 1,5%, aos 23 mil pontos.
  • No mercado da China, um dos principais alvos do “tarifaço” de Trump, o Xangai Composto caiu 1,98%, aos 3,3 mil pontos.
  • Já o Shenzhen Composto, menos abrangente, tombou 3,2%, aos 2 mil pontos.

“Tarifaço” confirmado

Na quinta-feira (27/2), Donald Trump afirmou que o aumento das tarifas sobre produtos importados de Canadá, México e China entra em vigor a partir de 4 de março.

No caso de itens canadenses (exceto os ligados à energia) e mexicanos, a sobretaxa é de 25%. Para os artigos chineses, foi fixado o valor de 10%.

No início de fevereiro, Trump havia adiado a cobrança das taxas, depois que Canadá e México anunciaram medidas de segurança para conter o tráfico de drogas nas fronteiras do país. Na ocasião, por causa da suspensão temporária, o mercado ficou em dúvida se as medidas seriam, de fato, implementadas.

Agora, o republicano voltou à carga, especificando a nova data para a aplicação das sobretaxas. Para isso, e em relação ao México e ao Canadá, o presidente dos EUA alegou que as drogas continuam chegando “em níveis muito altos e inaceitáveis” por meio dos países vizinhos.

No caso da China, o problema está relacionado à guerra comercial entre os dois países. Além da taxa adicional de 10%, Trump acrescentou que seu plano de tarifas recíprocas continuará conforme o previsto, com data marcada para 2 de abril.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?