body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

CVM investiga gestores da Faria Lima por suposta manipulação na Bolsa

Alvos são dois sócios da Forpus Capital. Caso teria ocorrido em março de 2023 e envolvido, entre outras, ações de fabricante de compressores

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Homem sentado em cabine de negociação durante o pregão da Bolsa de Valores do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Homem sentado em cabine de negociação durante o pregão da Bolsa de Valores do Brasil - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

Dois sócios da gestora de ações Forpus Capital estão sob investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O processo apura uma suposta manipulação de preços de ações na Bolsa brasileira (B3).

E episódio teria ocorrido entre 14 e 23 de março de 2023, envolvendo ações, entre elas as preferenciais (sem direito a voto em assembleias) da fabricante de compressores catarinense Schulz. A CVM investiga especificamente a atuação de Francisco Giffoni Meirelles de Andrade, diretor de investimentos, e Michel Shirozono, gestor de portfólio da Forpus.

No período investigado pela CVM, as ações da Schulz acumularam queda de mais de 10%. Não estão claros, porém, detalhes sobre como teria ocorrido a suposta manipulação de preços.

A gestora foi fundada em setembro de 2014 na Vila Olímpia, região da Faria Lima, o centro financeiro da capital paulista, por ex-sócios da gestora Nest (Meirelles e Shirozono) e da Claritas (Luiz Nunes). A Forpus tem cerca de R$ 400 milhões sob gestão.

“A Forpus Capital sempre atuou de maneira diligente, de acordo com todas as normas aplicáveis”, disse a gestora, por meio de nota. “Temos plena convicção da regularidade das operações citadas e de que todos esses aspectos já estão sendo devidamente esclarecidos perante os órgãos competentes.” A empresa frisou que, em dez anos de atuação, nunca recebeu um questionamento desse tipo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?