body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bolsa brasileira nada de braçada apesar do “efeito Trump” nos mercados

Em dólares, a rentabilidade do Ibovespa foi de 16,78%, a sétima maior entre 21 dos principais índices das Bolsas globais no 1º trimestre

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Imagem de reflexo de  da Bolsa de Valores do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem de reflexo de da Bolsa de Valores do Brasil - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), registrou alta de 8,29% no primeiro trimestre de 2025, se considerado o desempenho em reais. Em dólares, porém, levando-se em conta a valorização de 7,84% da moeda brasileira frente a divisa americana, o índice alcançou uma rentabilidade de 16,78%, garantindo a sétima melhor posição entre os 21 principais indicadores globais analisados pela consultoria Elos Ayta.

“Essa performance não ocorria desde o quarto trimestre de 2023, quando o Ibovespa avançou 19,07% em dólares, também beneficiado por um real fortalecido naquele período, ainda que com menor intensidade (+3,44%)”, diz Einar Rivero, sócio da Elos Ayta.

Assim como a B3, alguns mercados de capitais conseguiram obter bons resultados no primeiro trimestre de 2025, apesar das medidas e ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em elevar as tarifas de produtos importados. Nesta quarta-feira (2/4), começam a valer uma série de sobretaxas anunciadas nas últimas semanas pelo republicano.

O destaque do trimestre foi o Euro Stoxx 50, que reúne as maiores empresas da Zona do Euro. Com uma valorização de 17,04% em moeda local e um reforço adicional da alta de 4,35% do euro frente ao dólar, a rentabilidade do índice atingiu 22,13% em dólares.

O MSCI Colcap, da Colômbia, garantiu a segunda posição no ranking. Também em dólares, ele avançou 21,73%, enquanto o IPSA, do Chile, fechou o pódio dos três melhores desempenhos globais, com 19,53%.

Avanços na China

Os índices da China também se destacaram, com o FTSE China 50 valorizando 18,08% em dólares, e o Hang Seng Index, de Hong Kong, avançando 17,51%. Entre os mercados europeus, além do Euro Stoxx 50, Alemanha e Itália apresentaram altas semelhantes em dólares (16,16% e 16,15%, respectivamente), impulsionadas pela recuperação econômica na região.

EUA e Japão em queda

De acordo com Rivero, se alguns mercados registraram um início de ano promissor, o mesmo não pode ser dito sobre os Estados Unidos e o Japão. O americano Nasdaq recuou 10,42% no primeiro trimestre, registrando sua pior performance desde o segundo trimestre de 2022, quando caiu 22,44%.

O Nikkei 225, referência da Bolsa de Tóquio, fechou com queda de 6,71% em dólares, algo não visto desde o segundo trimestre de 2024 (-7,30%). Já o S&P 500 e o Dow Jones, principais índices de Wall Street, também não escaparam do pessimismo do investidor: recuaram 4,59% e 1,28%, respectivamente, marcando um trimestre de perdas para os mercados americanos.

Argentina na lanterna

Na lanterna do ranking, o índice Merval, da Argentina, registrou um tombo de 11,25% em dólares. A desvalorização do peso argentino continua sendo um fator crítico para a bolsa do país, que enfrenta desafios macroeconômicos severos e um cenário de instabilidade política e financeira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?