body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Banco Central da China corta taxa de juros de referência de 1 ano

Foi a segunda redução na taxa em dois meses. O BC da China, entretanto, surpreendeu ao manter inalterada a taxa para empréstimos de 5 anos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Russell Monk/Getty Images
Fotografia de uma bandeira da China - Metrópoles
1 de 1 Fotografia de uma bandeira da China - Metrópoles - Foto: Russell Monk/Getty Images

O Banco do Povo da China (PBoC, o Banco Central chinês) reduziu a taxa de juros de referência para empréstimos de 1 ano, de 3,55% para 3,45%, de acordo com comunicado divulgado pela autoridade monetária nesta segunda-feira (21/8).

Foi a segunda redução feita pelo BC da China na taxa de 1 ano em dois meses. Em junho, a instituição havia reduzido os juros de 3,65% para 3,55%. Em julho, o patamar foi mantido.

O BC chinês surpreendeu e manteve a taxa para empréstimos de 5 anos em 4,2%. Trata-se da taxa de referência para os custos do mercado imobiliário, que enfrenta uma nova crise.

Na semana ada, a autoridade monetária da China havia reduzido outras taxas de juros, o que foi interpretado pelo mercado como uma tentativa de reaquecer a economia do gigante asiático.

Reportagem publicada pelo Metrópoles mostrou que os dados mais fracos da segunda maior economia do mundo acenderam um alerta no planeta.

Quando a China anunciou o fim gradual de sua política de Covid zero, que fez o país ter quarentenas severas por três anos, a expectativa era que a economia decolaria rapidamente. O governo definiu uma meta de crescimento de 5% para 2023 e o alvo chegou a ser visto como bastante moderado para os chineses.

Ainda que frentes como o setor de serviços tenham, de fato, se reerguido no começo do ano, a projeção é que a meta será atingida com mais dificuldade.

Reforma no mercado de capitais

Na sexta-feira (18/8), a reguladora dos mercados de valores mobiliários na China (CSRC) anunciou um pacote de reformas e de novas medidas ainda em estudo que visam a “aumentar a confiança dos investidores no mercado de capitais”.

A comissão disse que considera a ampliação no horário de negociação nos pregões e a redução nas taxas de transações. O regulador afirmou ainda que vai encorajar a recompra de ações, de modo a ajudar na estabilização dos preços dos papéis.

Os principais índices chineses acumulam queda de mais de 2% neste ano, andando de lado mesmo nos meses que deveriam ser de maior bonança do mercado, no primeiro trimestre.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?