body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Alvo de protestos, Tesla é excluída do Salão do Automóvel de Vancouver

A Tesla e seu dono, Elon Musk, vêm sendo alvos de protestos nas últimas semanas. Várias manifestações ocorreram em cidades canadenses

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vuk Valcic/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem de manifestante protestando contra a Tesla, empresa de Elon Musk, com um cartaz - Metrópoles
1 de 1 Imagem de manifestante protestando contra a Tesla, empresa de Elon Musk, com um cartaz - Metrópoles - Foto: Vuk Valcic/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Em meio a uma onda de protestos violentos e a campanhas de boicote contra a Tesla, fabricante de carros elétricos comandada pelo bilionário Elon Musk, a empresa foi excluída do Salão Internacional do Automóvel de Vancouver, no Canadá.


O que aconteceu

  • A informação sobre a retirada da Tesla foi divulgada na terça-feira (18/3) pela organização do evento, um dos mais tradicionais do setor automotivo.
  • O diretor-executivo do salão, Eric Nicholl, justificou a decisão de excluir a companhia de Musk por “questões de segurança”, com o objetivo de “proteger trabalhadores, visitantes e expositores”.
  • Segundo Nicholl, a Tesla teve várias oportunidades para se retirar voluntariamente do evento, mas não o fez, obrigando a organização da feira a tomar uma decisão.

Protestos

A Tesla e Musk vêm sendo alvos de protestos nas últimas semanas – eles se intensificaram nos últimos dias. Várias manifestações ocorreram em cidades canadenses como Ottawa e Vancouver.

No último domingo (16/3), dezenas de manifestantes se concentraram em frente a uma concessionária da Tesla em Surrey, na província da Colúmbia Britânica (Canadá), exibindo faixas e cartazes contra Musk.

Em Las Vegas, nos Estados Unidos, carros da Tesla foram incendiados por manifestantes, em um episódio classificado por Musk como “terrorismo”.

A indignação contra o dono da Tesla aumentou desde o início do ano, quando ele assumiu um cargo no governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – que vem defendendo publicamente a anexação do Canadá pelos norte-americanos e se refere ao país vizinho como o “51º estado” dos EUA.

Musk, que chefia o Departamento de Eficiência Governamental do governo Trump, é um aliado incondicional do presidente dos EUA e recentemente também se envolveu em assuntos relacionados à política da Europa, anunciando apoio ao partido alemão de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), antes das eleições no país realizadas no fim de fevereiro.

Musk também fez críticas ao governo do Reino Unido, liderado por Keir Starmer, do Partido Trabalhista, e à União Europeia (UE), bloco que classificou como “antidemocrático”.

O Salão Internacional do Automóvel de Vancouver vai até o próximo domingo (23/3).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?