body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ações de Hong Kong têm pior dia em 3 décadas. Bolsas da Ásia afundam

Índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, desabou 13,22%, aos 19,8 mil pontos, o pior resultado em quase 30 anos. Tóquio interrompeu negócios

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcin Nowak/Anadolu via Getty Images
Imagem de homem andando com guarda-chuva e ando ao lado de  com dados de índices da Bolsa de Valores de Tóquio - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem andando com guarda-chuva e ando ao lado de com dados de índices da Bolsa de Valores de Tóquio - Metrópoles - Foto: Marcin Nowak/Anadolu via Getty Images

Os principais índices das bolsas de valores da Ásia afundaram nesta segunda-feira (7/4), indicando mais um “dia sangrento” dos mercados globais após o “tarifaço” imposto por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana ada.

O destaque negativo do primeiro pregão da semana no mercado asiático foram as ações da Bolsa de Hong Kong, que despencaram mais de 13% e registraram seu pior dia em quase 30 anos (o índice Hang Seng desabou 13,22%, aos 19,8 mil pontos).

O pânico dos investidores reflete a incerteza do mercado após a decisão do governo da China de retaliar as tarifas aplicadas pelos norte-americanos sobre todas as importações de diversos países, com uma taxa de 34%.


Queda livre

  • O panorama foi o mesmo nas outras bolsas da Ásia, que tiveram mais um dia de fortes perdas.
  • O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, tombou 7,83%, aos 31,1 mil pontos, o pior resultado em 1 ano e meio. Durante a sessão, foi acionado o chamado “circuit breaker”, interrompendo os negócios.
  • Em Seul, o índice Kospi recuou 5,57%, aos 2,3 mil pontos.
  • Na China continental, o Xangai Composto afundou 7,34%, aos 3 mil pontos.

Resposta da China

Em escalada ao que pode vir a ser uma guerra comercial sem precedentes, a China anunciou, na última sexta-feira (4/4), que vai impor uma tarifa de 34% sobre produtos norte-americanos importados, além das tarifas já existentes.

A medida é uma retaliação a Trump, que anunciou uma taxa de 34% contra produtos chineses, que entraram em vigor no sábado (5/4).

A nova taxa se somará a uma tarifa já aplicada de 20% especificamente a produtos chineses. Ou seja, no total, os produtos chineses vão pagar 54%.

A reação de Pequim aumenta ainda mais as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. A tarifa chinesa entrará em vigor a partir de 10 de abril, de acordo com o Conselho de Estado, o gabinete da China.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?