Vídeo: palestinos famintos correm atrás de ajuda humanitária em Gaza
Faixa de Gaza enfrentava um bloqueio de ajuda humanitária imposto pelo governo de Israel havia cerca de três meses
atualizado
Compartilhar notícia

Famintos, milhares de palestinos voltaram a protagonizar cenas que chamaram a atenção do mundo na Faixa de Gaza durante a distribuição de ajuda humanitária no enclave.
As cenas de diversas de pessoas em busca de alimento foram registradas nesta terça-feira (27/5) na região de Rafah.
Entrada de ajuda humanitária em Gaza
- Após bloquear a entrada de ajuda humanitária em Gaza, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou atrás suspendeu o bloqueio no enclave palestino em 19 de maio.
- Segundo o governo israelense, a medida visava pressionar o Hamas a entregar o restante dos reféns que ainda estão em Gaza.
- A medida agravou a crise humanitária em Gaza, e também fez com que a pressão internacional contra Benjamin Netanyahu aumentasse.
Veja:
Imagens mostram moradores do enclave palestino, alvos de bombardeios intensos desde 2023, correndo para os pontos de distribuição da ajuda humanitária, distribuída pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), organização apoiada por Israel e Estados Unidos.
Por causa das cenas caóticas, as forças israelenses teriam aberto fogo para dispersar os palestinos que estavam no local para receber a ajuda, informou o gabinete de comunicação do governo de Gaza — liderado pelo grupo Hamas. A acusação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) posteriormente, classificando a ação como “tiros de advertência”.