Vídeo: aviões de guerra dos EUA e da Rússia quase colidem no Alasca
Incidente entre caças dos EUA e Rússia aconteceu em fevereiro deste ano, em área do Alasca próxima à área controlada pelos norte-americanos
atualizado
Compartilhar notícia

Aeronaves de guerra dos Estados Unidos e da Rússia quase se envolveram em um incidente enquanto sobrevoavam o céu do Alasca, entre 18 e 19 de fevereiro. Em imagens captadas em vídeo, é possível ver quando um caça norte-americano F-35 se aproximou de de dois caças russos Su-35, que escoltavam o avião de bombardeiro Tu-95MS durante patrulha pela região.
Veja o momento:
As imagens começaram a circular em canais de Telegram pró-Rússia na última semana, e provavelmente foram capturadas pelo piloto a bordo do Su-35.
Em um comunicado, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) informou que a interceptação aconteceu em algum ponto próximo à Zona de Identificação de Defesa Aérea (Adiz). O local é uma área de identificação e controle de aeronaves, istrado pelo Estados Unidos e pelo Canadá.
Apesar do susto, militares norte-americanos afirmaram que os aviões de guerra russos permaneceram no espaço aéreo internacional, e não invadiram a área da Adiz.
Outro episódio
Em um outro registro, forças aéreas dos EUA e da Rússia voltaram a se envolver em um episódio delicado, desta vez envolvendo o porta-aviões nuclear USS Carl Vinson. Nas imagens, é possível ver um avião de espionagem russo Il-38N se aproximando da embarcação.
Por um dos ângulos do vídeo, gravado a partir do navio, há dois caças norte-americanos, um F/A-18 e um F-35C, escoltando a aeronave russa. Já uma imagem de dentro do Il-38N mostra a visão do piloto ao ser interceptado.