body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump reclama que Judiciário “ativista” nos EUA não o deixa governar

A fala acontece após um juiz federal americano ordenar que Trump permita a entrada de de 12 mil refugiados nos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Imagem coloria de Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem coloria de Donald Trump - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social, nesta quarta-feira (7/5), para afirmar que o sistema judiciario dos EUA está lhe impedindo de realizar o trabalho que foi “eleito para fazer”. A fala acontece após o governo trumpista ter mais uma derrota em relação a política de imigração.

“Nosso sistema judiciário não me deixa fazer o trabalho para o qual fui eleito. Juízes ativistas devem permitir que o governo Trump deporte assassinos e outros criminosos que entraram ilegalmente em nosso país, sem demora”, escreveu Trump.

A decisão que desagradou o presidente norte-americano foi a do juiz federal que ordenou nessa segunda-feira (5/5) que a istração de Donald Trump permita a entrada de 12 mil refugiados nos Estados Unidos.

A decisão tomada nessa segunda esclarece os contornos de outra decisão, emitida em abril por um tribunal de apelação federal, que autorizava a istração Trump a suspender as issões de refugiados, ao mesmo tempo em que permitia a entrada daqueles que já haviam obtido esse status e organizado sua viagem para os Estados Unidos.


Trump x Judiciário

  • As discordâncias de Trump com o Judiciário sobre a imigração começaram quando o juiz federal James Boasberg determinou a suspensão do voo de deportação de um grupo de 238 supostos membros de gangues venezuelanas, além de 23 integrantes da MS-13, a uma prisão em El Salvador.
  • O governo Trump ignorou a ordem.
  • Entre os presos deportados estava o imigrante Kilmar Armando, acusado de integrar a gangue MS-13, o que foi comprovado como uma mentira.
  • A juíza distrital Paula Xinis ordenou que o governo Trump tomasse medidas para devolver o imigrante de uma prisão em El Salvador para os EUA. Em 11 de abril, a Suprema Corte manteve a decisão da primeira instância. E, mesmo assim, o homem segue preso.
  • No dia 19 de abril, a Suprema Corte dos Estados Unidos, de forma temporária, barrou a deportação de venezuelanos imigrantes sujeitos à Lei de Inimigos Estrangeiros, de 1798, que permite monitorar, prender e deportar cidadãos de “países inimigos” de forma rápida e sem precisar seguir o devido processo legal das cortes migratórias.
  • A decisão da Suprema Corte aconteceu após horas de litígio frenético em 18 de abril. Advogados dos detidos entraram com petições nos tribunais do Norte do Texas e de Washington, bem como no Tribunal de Apelações dos EUA para o 5º Circuito, sediado em Nova Orleans, esperando que um deles impedisse as deportações.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?