Trump prepara ida à Califórnia, após críticas ao governador do estado
Trump afirmou que a Califórnia poderia ter resolvido a questão dos incêndios, se não tivesse redirecionado a água para o Oceano Pacífico
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se prepara para visitar a Califórnia, após os graves incêndios florestais que devastaram a cidade de Los Angeles e deixaram 28 pessoas mortas. O republicano teceu duras críticas governador democrata do estado, Gavin Newsom.
- Donald Trump se prepara para visitar a Califórnia.
- Trump vai ao estado em meio a conflitos com o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom.
- Trump culpa a política de uso de recursos hídricos da Califórnia pela intensificação dos incêndios.
“Uma das melhores e mais belas partes dos Estados Unidos da América está queimando até o chão. São cinzas, e Gavin Newscum deveria renunciar. Isso é tudo culpa dele”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
Trump vem afirmando que a Califórnia poderia ter reduzido os incêndios florestais mais cedo se não tivesse redirecionado a água para o Oceano Pacífico. O presidente refere-se à água istrada federalmente pelo Central Valley Project.
A agência Central Valley Project abastece principalmente fazendas e não leva água para Los Angeles. É o Metropolitan Water District of Southern California que faz o abastecimento das cidades, a agência afirma ter amplo armazenamento para atender às necessidades de água da região.
Em uma das mais de 100 ordens executivas assinadas por Trump, ele encorajou autoridades federais a direcionar mais água para o Vale Central, rico em plantações e para cidades densamente povoadas na parte sul do estado.
O presidente chegou, até mesmo, a ameaçar reter a ajuda federal para desastres, a menos que os líderes estaduais mudassem sua abordagem sobre a água.
Trump contra Newsom
Segundo Trump, Newsom foi o causador dos incêndios ao ter se recusado “a a declaração de restauração de água apresentada a ele, que permitiria que milhões de galões de água, provenientes do excesso de chuva e do derretimento da neve do Norte, fluíssem diariamente para muitas partes da Califórnia, incluindo as áreas que atualmente estão queimando de forma praticamente apocalíptica”.
O presidente ainda acrescentou que Newsom “queria proteger um peixe essencialmente inútil chamado smelt, dando-lhe menos água (não funcionou!), mas não se importava com o povo da Califórnia. Agora o preço final está sendo pago”.
“Exigirei que este governador incompetente permita que água bonita, limpa e fresca flua para a Califórnia! Ele é o culpado por isso. Além de tudo isso, não há água para hidrantes, nem para aviões de combate a incêndio. Um verdadeiro desastre!”, afirmou Trump.
Como resposta a Donald Trump, o diretor de comunicações do governador, Izzy Gardon, afirmou que Trump usou os incêndios para “fazer política”.
“Não existe um documento como a declaração de restauração de água, isso é pura ficção. O governador está focado em proteger as pessoas, não em fazer política, e em garantir que os bombeiros tenham todos os recursos de que precisam”, disse Gardon.