body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump anuncia o fim das sanções contra a Síria: “Chance de grandeza”

Donald Trump anunciou a decisão nesta terça-feira (13/5), durante participação no Fórum de Investimento, na Arábia Saudita

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
via Getty Images
Foto com cor. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Foto com cor. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Metrópoles - Foto: via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o fim das sanções contra a Síria. A mudança na política aplicada por Washington durante décadas foi anunciada nesta terça-feira (13/5), durante visita do presidente norte-americano à Arábia Saudita.

“Ordenarei o fim das sanções contra a Síria para dar a eles uma chance de grandeza”, disse o líder dos EUA, durante o Fórum de Investimento na Arábia Saudita.

Trump revelou que a decisão foi tomada após conversas com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. O gesto simboliza o primeiro o para a estabilização da relação entre Washington e Damasco.

Como parte dos esforços para se aproximar da nova istração síria, nas mãos de um governo interino liderado por Ahmed Al-Shaara, um encontro oficial deve acontecer ainda nesta semana.

11 imagens
1 de 11

Arte Metrópoles
2 de 11

Arte Metrópoles
3 de 11

Arte Metrópoles
4 de 11

Arte Metrópoles
5 de 11

Arte Metrópoles
6 de 11

Arte Metrópoles
7 de 11

Mohammed al-Jolani, líder rebelde na Síria

Reprodução/X
8 de 11

Líder do HTS em rua da Síria

Divulgação/HTS
9 de 11

10 de 11

Divulgação/ Presidência da República Árabe Síria
11 de 11

Atual presidente da Síria e presidente da Turquia

Divulgação/Governo interino da Síria

Sem deixar claro quando, Trump ainda anunciou o encontro entre o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Síria, Assad Hassan al-Shaibani. A reunião está prevista para acontecer na Turquia, e também deve contar com a presença do chanceler turco, Hakan Fidan.

Sanções desde 1979

A Síria é alvo das punições dos EUA desde 1979, quando a istração Jimmy Carter colocou o país na lista de Estado Patrocinador do Terrorismo. Novas sanções foram aplicadas por Washington no começo da década de 2000, e aumentaram após o início da repressão brutal do regime de Bashar Al-Assad contra opositores, que culminou na guerra civil síria.

Mesmo com o ado ligado ao jihadismo, o ex-membro da Al-Qaeda e atual presidente da Síria, Ahmed Al-Shaara, recebeu sinais positivos de Washington desde a derrubada do regime Assad. 

Ainda na istração de Joe Biden, Washington anunciou o alivio de algumas sanções contra Damasco. A justificativa usada na época foi a de ajudar na reconstrução da Síria após o fim do governo repressivo da família Assad. 

Durante o governo do presidente democrata, o nome de Al-Shaara também foi retirado do programa de recompensa da Justiça dos EUA por pessoas ligadas ao terrorismo global.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?