“Totalmente degradante para mulheres”, diz Trump sobre atleta trans
Trump afirmou que o governador da Califórnia está permitindo “ilegalmente que homens participem de esportes femininos”
atualizado
Compartilhar notícia

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, usou sua rede Truth Social, nesta terça-feira (27/5), para criticar duramente o governador da Califórnia, Gavin Newscum, que segue permitindo a participação de atletas trans em competições, apesar da ordem executiva assinada por Trump, no dia 5 de fevereiro, ter proibido.
“A Califórnia, sob a liderança do democrata de esquerda radical Gavin Newscum, continua a permitir ilegalmente que homens participem de esportes femininos”, escreveu Trump.
A atleta em questão é AB Hernandez, de Jurupa Valley. A jovem ficou em primeiro lugar no salto em distância feminino e no salto triplo no Encontro de Masters da Seção Sul da Federação Interescolar da Califórnia no fim de semana.
Veja o salto:
AB Hernandez is a MALE competing in GIRLS sports.
Today, he took 1st place in the girls long & triple jump, robbing a deserving girl of a chance to qualify for the State Championship.
Also…what girl competes with their hair down & a full face of makeup.@CIFState how long… pic.twitter.com/LuUDeopkIF
— Sophia Lorey (@SophiaSLorey) May 25, 2025
Em tom crítico, Trump afirmou que, nesta “semana, um atleta masculino em transição, em um grande evento, venceu ‘tudo’ e agora está qualificado para competir nas Finais Estaduais no próximo fim de semana. Como homem, ele era um competidor abaixo da média. Como mulher, essa pessoa em transição é praticamente imbatível. Isso não é justo e é totalmente degradante para mulheres”.
Ordem executiva
- Donald Trump emitiu uma ordem executiva, no dia 5 de fevereiro, que proíbe atletas trans de competirem em esportes femininos.
- Quando assinou a ordem, o presidente instruiu a secretária de segurança interna, Kristi Noem, a negar vistos a “homens tentando entrar fraudulentamente nos Estados Unidos enquanto se identificam como atletas mulheres” durante as Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.
- O comunicado também instrui os oficiais consulares a examinarem certidões de nascimento quando a documentação conflitar e marcar todos os casos com “SWS25” para rastrear a execução em postos consulares em todo o mundo.
- No dia 24 de fevereiro, o Departamento de Estado dos Estados Unidos ordenou que as autoridades dos consulados neguem o visto, autorização necessária para entrar nos EUA, para atletas transexuais que tentam entrar no país para competições esportivas.
- O órgão ainda determinou que sejam emitidas proibições permanentes de visto para aqueles que “deturparem” o sexo de nascimento nas solicitações de visto.
Na postagem desta terça, Trump alertou: “Por favor, estejam cientes de que o financiamento federal em larga escala será retido, talvez permanentemente, se a Ordem Executiva sobre este assunto não for cumprida”.
Referindo-se a Gavin Newscum, o presidente dos EUA destacou que “o próprio governador disse que é “injusto”. “Falarei com ele hoje para descobrir qual caminho ele quer seguir. Enquanto isso, estou ordenando às autoridades locais, se necessário, que não permitam que a pessoa em transição compita nas Finais Estaduais. Esta é uma situação totalmente ridícula.”