Secretário-geral do Hezbollah promete ajudar Assad na Síria
Hezbollah já lutou ao lado das forças lideradas por Bashar al-Assad na Síria, nos primeiros anos da guerra civil no país
atualizado
Compartilhar notícia

Apesar de enfraquecido após a recente ofensiva de Israel no Líbano, o secretário-geral do Hezbollah, Sheikh Naim Qassem, garantiu que o grupo ficará ao lado das forças lideradas por Bashar al-Assad na Síria. A promessa do chefe da organização xiita aconteceu nesta quinta-feira (5/12), durante um discurso em Beirute, a capital libanesa.
Para Naim Qassem, a “América e Israel” estão por trás da ofensiva do grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) no território sírio. Até o momento, o grupo jihadista rebelde já conquistou Aleppo, a segunda maior cidade do país, e Hama.
“O Hezbollah estará ao lado da Síria para impedir esta agressão”, disse Naim Qassem, sem deixar claro se soldados do grupo libanês serão enviados para a Síria.
Apesar de reiterar o apoio as forças de Bashar al-Assad, com quem o Hezbollah já combateu lado a lado nos primeiros anos da guerra civil na Síria, o momento do grupo liderado por Naim Qassem é delicado.
Depois da nova operação militar de Israel no Líbano, lideranças importantes do grupo foram assassinadas, incluindo o ex-secretário-geral do Hezbollah, Seyyed Hassan Nasrallah. Além disso, algumas das principais fileiras militares da organização também morreram no conflito com os israelenses.