body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Romênia prende suspeitos de planejar golpe com ajuda da Rússia

Um dos seis detidos é general aposentado de 101 anos. Objetivo do grupo seria depor governo e provocar saída da aliança militar Otan

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Polícia
1 de 1 Polícia - Foto: Reprodução

Autoridades da Romênia anunciaram nessa quinta-feira (6/3) a prisão de seis suspeitos de planejar um golpe, com a ajuda de “agentes de uma potência estrangeira, localizados tanto na Romênia quanto na Federação Russa”.

O grupo teria agido visando estabelecer uma milícia paramilitar, depor o governo romeno e retirar o país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo os promotores responsáveis pelo caso, a trama também incluía planos para impor uma nova constituição.

Dois dos suspeitos teriam viajado para Moscou em janeiro e se encontrado com apoiadores do golpe. O serviço de inteligência romena SRI afirma que os indivíduos “solicitaram ativamente o apoio de oficiais da Embaixada da Federação Russa“.

Um dos detidos é Radu Theodoru, um general aposentado de 101 anos negacionista do Holocausto e irador da liderança fascista da Romênia durante a Segunda Guerra Mundial. Theodoru havia se referido ao atual governo como “um sistema organizado para roubar [o] país”.

Tensões entre Romênia e Rússia

As prisões ocorrem um dia após Bucareste expulsar dois representantes do governo russo acusados de conspirar com o candidato de ultradireita à Presidência romena, Calin Georgescu. Os diplomatas, um adido militar e seu vice, teriam mantido contato com os golpistas, segundo o SRI.

Georgescu venceu o primeiro turno das eleições em novembro do ano ado, mas os resultados foram anulados após acusações de interferência russa no pleito. O político enfrenta investigações por suspeita de “incitar ações contra a ordem constitucional”. Ele nega qualquer relação com a Rússia.

Leia mais reportagens como essa no DW, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?