body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Quem é Friedrich Merz, conservador que deve ser novo líder da Alemanha

União Democrata Cristã (CDU) obteve 29% dos votos no país europeu, ganhando maioria do parlamento com promessa de “mão forte”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maja Hitij/Getty Images
BERLIM, ALEMANHA - 20 DE FEVEREIRO: Friedrich Merz, candidato a chanceler dos Democratas Cristãos da Alemanha (CDU/CSU), fala com eleitores durante uma parada da turnê de campanha eleitoral em 20 de fevereiro de 2025 em Berlim, Alemanha. Merz está atualmente liderando nas pesquisas antes das eleições parlamentares federais antecipadas, programadas para 23 de fevereiro
1 de 1 BERLIM, ALEMANHA - 20 DE FEVEREIRO: Friedrich Merz, candidato a chanceler dos Democratas Cristãos da Alemanha (CDU/CSU), fala com eleitores durante uma parada da turnê de campanha eleitoral em 20 de fevereiro de 2025 em Berlim, Alemanha. Merz está atualmente liderando nas pesquisas antes das eleições parlamentares federais antecipadas, programadas para 23 de fevereiro - Foto: Maja Hitij/Getty Images

O empresário e político conservador Friedrich Merz deve se tornar o próximo chanceler da Alemanha depois de estimativas indicarem que seu partido conquistou 29% dos votos neste domingo (23/2), a maioria entre os seis concorrentes.

Ele fez a campanha prometendo manter uma voz forte e lutar para que o país europeu recupere seu protagonismo no cenário geopolítico internacional.

Aos 69 anos, o líder da União Democrata Cristã (CDU) construiu sua carreira em parte na política e em parte no setor privado, como advogado e lobista. Ele está se dedicando exclusivamente à política, porém, desde 2018.

Desde sua volta aos holofotes, Merz foi um dos nomes mais fortes a se opor aos herdeiros de Angela Merkel e do Partido Social-Democrata (SPD), cujo líder atual, Olaf Scholz, concorria à eleição.

Quem é Friedrich Merz

Nascido em Sauerlândia, cidade do interior alemão próxima a Dortmund, Merz iniciou a carreira política no Parlamento Europeu, em 1989, e depois no Parlamento Alemão, em 1994.

Apesar de pertencer ao mesmo partido de Merkel, o político se posicionou mais à direita da ex-chanceler, funcionando como um contraponto a ela no próprio partido, defendendo pautas mais conservadoras como controle migratório e segurança.

O novo chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, faz parte de partido conservador - Metrópoles
O chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz

Direita, mas anti-ultradireita

Após ser preterido por Merkel na liderança do partido, Merz deixou a política e enriqueceu no setor privado. Seu retorno, em 2018, foi marcado pela promessa de frear a ascensão do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que ficou em segundo lugar no pleito deste domingo (23/2) com 19% dos votos.

Merz aproximou a CDU de posições mais conservadoras que servissem de contraponto para os eleitores de direita. Em 2022, após duas tentativas frustradas, conquistou a liderança partidária.

Sua experiência empresarial é vista como um trunfo para revitalizar a economia alemã, que enfrenta estagnação e desafios estruturais.

Política externa de mão forte

Como chanceler, Merz promete seguir um papel mais ativo da Alemanha na União Europeia e na OTAN. Defensor de uma política externa assertiva, ele propõe maior envolvimento em questões globais.

Entre suas posições, ele promete adotar postura mais dura contra a China, que classifica como parte do “eixo das autocracias”, em que lista também a Rússia, outrora grande parceira comercial da Alemanha.

Apesar de alinhado com os Estados Unidos, Merz reagiu fortemente a comentários de Donald Trump que apoiavam a Rússia em detrimento da Ucrânia. O político alemão defende apoio direto à Ucrânia, incluindo o fornecimento de mísseis Taurus, e compromete-se a superar a meta da OTAN de gastar 2% do PIB em defesa.

Em campanha, porém, Merz conquistou confiança ao prometer que jamais cooperaria com a AfD. Porém, opositores dizem não entenderem como ele a cumprirá, já que precisa de maioria no parlamento e os ultradireitistas terminaram em segundo lugar no pleito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?