body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Presidente da Coreia do Sul é indiciado por “liderar insurreição”

O presidente sul-coreano foi preso na quarta-feira (14/1), devido à imposição de lei marcial no dia 3 de dezembro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno / Arte Metrópoles
Imagem colorida de presidente afastado da Coreia do Sul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente afastado da Coreia do Sul - Metrópoles - Foto: Breno / Arte Metrópoles

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, foi formalmente indiciado neste domingo (26/1) por “liderar uma insurreição”. Ele é o primeiro presidente na história da Coreia do Sul a enfrentar acusações criminais enquanto ainda ocupa o cargo.

Yoon Suk Yeol foi afastado da presidência desde que impôs arbitrariamente a lei marcial no país. Ele foi preso na quarta-feira (15/1). O político também pode enfrentar um processo de impeachment.

A crise política na Coreia do Sul

  • No dia 3 de dezembro de 2024, Yoon Suk Yeol decretou a lei marcial no país. A lei marcial substitui a legislação normal por leis militares, amplia o poder do Executivo, fecha o Parlamento e limita o o aos direitos civis.
  • No dia 14 de dezembro, o Congresso sul-coreano votou pelo impeachment de Yeol.
  • Nessa quarta-feira (15/1), Yeol foi preso e ará 48h na cadeia.
  • Ele ou por duas séries de interrogatórios.
  • O tribunal constitucional da Coreia do Sul está deliberando se manterá o impeachment.

Acusação

A acusação de Yoon significa que o julgamento do presidente começará em breve. Além do presidente sul-coreano, o ex-ministro da defesa, vários generais militares e chefes de polícia também foram indiciado por terem ajudado Yoon Suk Yeol a impor a lei marcial no país .

Yoon Suk Yeol foi preso em uma operação que contou com de 3.000 agentes. Os oficiais buscavam a prisão do presidente afastado desde que a lei marcial foi decretada. No entanto, no começo de janeiro, a primeira tentativa de prisão precisou ser contida devido a imes com a equipe de segurança de Yeol.

Os promotores afirmaram que Yoon cometeu “insurreição” durante a imposição da lei marcial quando, segundo eles “proibiu todas as atividades políticas e ordenou que os comandantes militares quebrassem as portas da Assembleia “com machados” ou “atirando, se necessário” e “arrastassem” os legisladores”.

Yoon rejeitou a acusação de insurreição, ao afirmar que nunca teve a intenção de neutralizar o Parlamento ou prender líderes políticos.

“As tropas estavam lá para manter a ordem”, disse ele.

Nessa quinta-feira (23/1), o Escritório de Investigação de Corrupção (Corruption Investigation Office) entregou o resultado das investigações aos promotores.

A acusação foi apresentada, após um juiz do tribunal de Seul decidir que o Yoon deveria ser indiciado o mais rápido possível ou liberado, uma vez que o Escritório de Investigação de Corrupção já havia concluído a investigação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?