body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Premiê do Canadá recua e anuncia acordo com Trump para pausar tarifas

Segundo o premiê Justin Trudeau, acordo com Trump suspenderá tarifas entre EUA e Canadá por 30 dias

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EuropaNewswire/Gado/Getty Images
Foto colorida do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau - Metrópoles - Foto: EuropaNewswire/Gado/Getty Images

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ter chegado a um acordo com Donald Trump para suspender tarifas entre os dois países por 30 dias. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3/2), um dia após as taxas dos Estados Unidos de 25% sobre produtos canadenses entrarem em vigor.


Guerra tarifária

  • Depois da Colômbia, Canadá, México e China foram os alvos da guerra tarifária de Donald Trump.
  • No último sábado (1º/1), o presidente dos EUA cumpriu as ameaças e anunciou tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e México. A China foi taxada em 10%.
  • De acordo com o presidente norte-americano, a medida busca pressionar os três países contra a entrada de drogas nos EUA e a imigração ilegal.

Em uma publicação no X, Trudeau revelou ter conversado com Trump por telefone. Após a pressão econômica do líder norte-americano, o premiê do Canadá recuou e anunciou um plano de US$ 1 bilhão para reforçar a fronteira entre os dois países.

Antes, Trudeau chegou a ameaçar impor tarifas de 25% sobre produtos vindos dos EUA.

“Acabei de ter uma boa ligação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil. Quase 10.000 funcionários da linha de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, disse o primeiro-ministro canadense no comunicado.

O premiê do Canadá, que, no início de janeiro, anunciou renúncia ao governo do país assim que seu partido decidir uma nova liderança, ainda afirmou que deve aceitar imposições de Trump para barrar o tráfico de fentanil na fronteira. Entre elas estão o monitoramento 24 horas por dias no local, a nomeação de um “czar do fentanil” e a classificação de cartéis como grupos terroristas.

Após o acordo, as tarifas entre os dois países devem ser suspensas por ao menos 30 dias, informou o premiê canadense.

Em sua rede social, a Truth, Donald Trump comentou o anúncio de Trudeau e a mais recente vitória de seu governo.

“Estou muito satisfeito com esse resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado serão pausadas por um período de 30 dias para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado. JUSTIÇA PARA TODOS!”, escreveu o líder norte-americano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?