body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Paraguai convoca embaixador do Brasil para explicar “Abin paralela”

Convocação do embaixador José Antônio Marcondes aconteceu após suposta ação hacker do Brasil, via Abin, contra o Paraguai

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
Imagem colorida de Abin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Abin - Metrópoles - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, foi convocado pela diplomacia paraguaia para dar explicações sobre o suposto ataque hacker da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o governo local. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1º/4) pelo chanceler Rubén Ramírez Lezcano.


Espionagem contra o Paraguai

  • A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é acusada de realizar uma invasão hacker contra sistemas do Paraguai, com o objetivo de coletar informações sobre negociações envolvendo a Usina de Itaipu.
  • O caso foi inicialmente foi revelado pelo portal UOL, com base em uma investigação da Polícia Federal (PF).
  • A operação teria sido planejada ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL) e realizada na atual istração brasileira, sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 
  • O governo brasileiro nega que a ação tenha saído do papel.

Além do diplomata brasileiro, o embaixador paraguaio no Brasil Juan Ángel Delgadillo também foi chamado para consultas sobre o tema.

“Convocamos o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, para que ele ofereça explicações detalhadas sobre a ação de inteligência conduzida pelo Brasil, mediante a entrega de uma nota oficial que explique detalhadamente as ações desenvolvidas no marco dessa ordem, que foi colocada em prática pelo governo do Brasil”, disse o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, durante coletiva de imprensa.

Ainda de acordo com a chancelaria paraguaia, as negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as condições de comercialização de energia gerada pela usina hidrelétrica comandada pelos dois países, também foram suspensas até que o caso seja esclarecido.

Na segunda-feira (31/3), Lezcano falou sobre a suposta ação de espionagem da Abin contra o governo do Paraguai, com o objetivo de obter informações sobre negociações envolvendo a Usina de Itaipu. Até aquele momento, o chanceler disse que Assunção não tinha evidências de que os sistemas do país tivesse sido atacados pelo Brasil.

Depois da revelação, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a existência da operação hacker contra a istração paraguaia. O Ministério das Relações Exteriores, contudo, disse que a ação foi autorizada pela istração de Jair Bolsonaro (PL), em 2022, e posteriormente abortada pela atual gestão petista, em março de 2023.

O Itamaraty afirmou, em nota nessa segunda-feira (31/3), que “o governo do presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país-membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria”.

Até o momento, o Itamaraty ainda não se pronunciou sobre a convocação do embaixador José Antônio Marcondes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?