body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Na França, europeus discutem apoio e garantias para a Ucrânia

Líderes europeus se reuniram na França para a cúpula da “coalizão dos interessados”, que discutiu formas de apoio para a Ucrânia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Presidência da França
Imagem colorida mostra líderes europeus na França - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra líderes europeus na França - Metrópoles - Foto: Divulgação/Presidência da França

Líderes da Europa se reuniram na França, junto de Volodymyr Zelensky, para discutir formas de aliados europeus aumentarem o apoio para a Ucrânia em meio a negociações de paz com a Rússia. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (27/3).


Europa tenta correr por fora

  • As negociações de paz entre Rússia e Ucrânia avançaram nas últimas semanas. Sob mediação do governo de Donald Trump, os dois países concordaram em um cessar-fogo contra instalações energéticas, assim como no Mar Negro.
  • Apesar disso, a Europa tenta correr por fora para suprir o “vácuo” de assistência deixado pelos EUA, agora governado por Trump.
  • Desde que assumiu a presidência norte-americana, Trump não só ou a dar sinalizações negativas para a Ucrânia, como também já fez críticas contra aliados da Europa. 
  • O futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e consequentemente da segurança do continente, é um dos principais assuntos discutidos por lideranças europeias.
  • Trump já criticou o papel dos europeus da aliança, por considerar que os EUA colocam mais dinheiro na Otan do que os outros 31 países membros.

De acordo com o governo francês, os participantes da cúpula da “coalizão dos interessados” discutiram o reforço imediato da assistência para a Ucrânia, a implementação e extensão de um cessar-fogo, apoio militar a longo prazo e garantias de segurança para os ucranianos.

A coalizão, que conta com cerca de 30 líderes mundiais, foi idealizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pelo premiê do Reino Unido, Keir Starmer. 

Uma das principais preocupações dos europeus com o avanço do cessar-fogo, não só no atual encontro, é encontrar formas de colocar a Ucrânia em uma situação de força capaz de prevenir e responder a futuros ataques da Rússia.

Para isso, aliados da Europa têm discutido formas de gastar mais com Defesa, e assim disponibilizar maior assistência militar para a Ucrânia. Como a ajuda extra anunciada por Macron na quarta-feira (26/3), na cifra dos 2 bilhões de euros. Antes disso, a União Europeia (UE) já havia prometido 30,6 bilhões de euros para Kiev. 

Medida que vai contra os termos de Vladimir Putin durante as negociações de paz. Para o presidente da Rússia, uma condição indispensável para o fim da guerra é a interrupção da ajuda militar zde aliados para o país governado por Zelensky. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?