body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Milei diz, sem provas, que USAID financiou fraude eleitoral no Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, alegou que a USAID teria financiado uma “fraude” nas Eleições de 2022, entre Lula e Bolsonaro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Getty Images
Javier Milei canta durante lançamento de livro - Metrópoles
1 de 1 Javier Milei canta durante lançamento de livro - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Getty Images

O presidente da Argentina, Javier Milei, alegou, sem provas, que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) teria financiado uma suposta fraude eleitoral no Brasil.

Em discurso na Conferência de Ação Política Conservadora (ac), o ultraliberal sugeriu que a USAID teria aplicado “milhões de dólares” para adulterar os resultados das Eleições de 2022, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com a maioria dos votos. Vale destacar que nunca foi comprovada qualquer fraude no pleito.

“E aqui nos Estados Unidos, é claro, o escândalo da USAID, que alocou milhões de dólares de impostos para financiar desde revistas e canais de televisão até fraudes eleitorais, como no Brasil, ou governos com aspirações discriminatórias, como do sul da África”, declarou Milei durante evento da ac realizado neste sábado (22/2).


Entenda a polêmica com a USAID

  • Criada durante a Guerra Fria com o objetivo de aumentar a presença internacional dos EUA e combater o avanço da União Soviética, a USAID é atualmente o maior doador individual de ajuda humanitária ao redor do mundo.
  • A agência ou a ser atacada pelo bilionário Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) de Donald Trump, que acusou a pasta de ser um “ninho de víboras marxistas de esquerda radical”.
  • O presidente dos EUA também adotou a retórica de Musk, e disse que a USAID é composta por “radicais loucos de esquerda”. Assim como o dono do X, Trump não apresentou qualquer prova que sustente as acusações.
  • Trump afirmou, em 4 de fevereiro, que pretende fechar a agência.

Lula volta a criticar Trump

Mais cedo, o presidente Lula voltou a criticar as movimentações de Trump. O petista afirmou que o republicano “não foi eleito para ser xerife do mundo”, mas sim para governar os Estados Unidos.

Lula citou as recentes mudanças no discurso do governo norte-americano, que, para o petista, já se vendeu para o mundo como “paladino da democracia” e “xerife da paz”, bem como defendeu o mercado livre global.

Segundo o presidente, “hoje, o que ele [Donald Trump] fala é totalmente contrário ao que falava nos anos 1980. A América para os americanos. O Canal do Panamá é dele, o Canadá não é mais um país, é um estado, a Groelândia é dele. O México não tem mais o Golfo, o Golfo agora ou a ser da América”, enumerou o petista.

“Esse cidadão [Trump] não foi eleito para ser xerife do mundo, ele foi eleito para governar os Estados Unidos e ele que governe bem. E quem vai governar o Brasil somos nós. O brasileiro vai governar do jeito que a gente quer”, discursou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?