body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Justiça da Espanha apura se apagão foi “sabotagem” e “terrorismo”

Juiz do Tribunal da Espanha, José Luis Calama afirmou que iniciará os procedimentos preliminares para a investigação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Apagão
1 de 1 Apagão - Foto: Reprodução

O Tribunal Superior da Espanha anunciou, nesta terça-feira (29/4), que abrirá investigação para verificar se o apagão ocorrido no país foi um ato de “sabotagem cibernética”, o que poderia ser qualificado como “crime terrorista”, por se tratar de um ataque contra “a infraestrutura crítica espanhola”.


O que está acontecendo?

  • Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nessa segunda-feira (28/4), desde as 12h30, no horário local (por volta de 7h30 no horário de Brasília).
  • Partes da França foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
  • A falta de energia afeta trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
  • Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque, o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
  • A eletricidade foi quase totalmente restabelecida nesta terça-feira (29/4) na Espanha e em Portugal, cerca de 20 horas após o apagão massivo.

O juiz do Tribunal da Espanha, José Luis Calama, afirmou que iniciará os procedimentos preliminares para a investigação. Em seguida, o juiz pediu que fossem elaborados relatórios no prazo improrrogável de dez dias, indicando “a causa ou as causas que motivaram o apagão”.

9 imagens
Estabelecimento às escuras após apagão
1 de 9

Reprodução
2 de 9

Getty Images
3 de 9

Reprodução
4 de 9

Reprodução
5 de 9

Getty Images
6 de 9

Estabelecimento às escuras após apagão

Adri Salido/Getty Images)
7 de 9

Voos cancelados no aeroporto de Lisboa, Portugal

Reprodução
8 de 9

ageiros andam sobre trilhos no metrô de Bilbao após apagão na Europa

Reprodução
9 de 9

Apagão em Portugal

Reprodução

De acordo com ele, o incidente resultou em “uma situação crítica para o bem-estar e a sensação de segurança de todos os cidadãos”.

Calama afirma que, embora a causa seja desconhecida, “o ciberterrorismo é uma das possíveis causas”.

“O titular do Quarto Tribunal Central de Instrução explica que, de acordo com o artigo 573 do Código Penal, os crimes cibernéticos podem ser classificados como terrorismo quando têm como objetivo desestabilizar gravemente a ordem constitucional ou o funcionamento de serviços essenciais”, explicou o tribunal em nota.

Em nota, apontaram que, “o investigador analisa a legislação nacional e europeia sobre proteção de infraestruturas críticas e combate ao ciberterrorismo, que, no caso espanhol, levou o legislador a introduzir esse fenômeno no Código Penal como delito de terrorismo”.

“Fenômeno atmosférico”

Portugal também enfrentou um apagão geral na segunda-feira (28/4).

Inicialmente, a operadora de redes energéticas REN, de Portugal, informou à Reuters que a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro, conhecido como vibração atmosférica induzida.

No entanto, a empresa desmentiu, ainda na segunda-feira (28/4), a causa do apagão. Segundo eles, não procede a informação de que o apagão que afetou o país teria relação com um fenômeno atmosférico raro que teria levado a uma falha na rede elétrica na rede espanhola.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?