Israel bombardeia Iêmen após ofensiva dos Houthis
Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram um ataque contra um porto na quarta maior cidade do Iêmen
atualizado
Compartilhar notícia

As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma nova ofensiva contra o Iêmen. A ofensiva desta segunda-feira (5/5) acontece um dia após os Houthis lançarem um míssil contra o aeroporto israelense Ben Gurion.
Em um comunicado, militares afirmaram que os bombardeios tiveram como alvo um porto na cidade de Al Hudaydah. O local, segundo as FDI, seria utilizado para a “transferência de armas iranianas, equipamentos militares e outros equipamentos destinados a fins terroristas”.
Ao todo, cerca de 20 caças atuaram na operação, atingindo o Iêmen com 50 projéteis. Uma usina também foi atacada.
No domingo (4/5), o grupo rebelde que comanda partes do território iemenita reivindicaram a responsabilidade pelo ataque.
A ofensiva, primeira a chegar perto das proximidades do maior aeroporto de Israel, não deixou feridos.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os Houthis têm feito uma série de ataques contra embarcações nos mares Vermelho e Arábico. As ações, de acordo com o grupo, são uma resposta às operações militares israelenses no enclave palestino, que já mataram mais de 45 mil pessoas.
Além das operações marítimas, o grupo iemenita ou a lançar ataques contra o território de Israel nos últimos meses. Isso fez com que o governo dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump, ordenasse uma ofensiva contra a organização no Iêmen que já dura meses.