body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo Milei remove sigilo de arquivos da ditadura na Argentina

Medida de Javier Milei ocorre no Dia Nacional da Memória pela Verdade e a Justiça e gera debate sobre política de direitos humanos no país

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Santiago Mazzarovich/dpa (Photo by Santiago Mazzarovich/picture alliance via Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei - Metrópoles - Foto: Santiago Mazzarovich/dpa (Photo by Santiago Mazzarovich/picture alliance via Getty Images

O governo da Argentina, sob istração de Javier Milei, anunciou, nesta segunda-feira (24/3), que vai retirar sigilo e liberar para consulta pública documentos militares da ditadura (1976-1983). A decisão foi divulgada pelo porta-voz da presidência, Manuel Adorni, e coincide com o Dia Nacional da Memória pela Verdade e a Justiça, data que marca os 49 anos do golpe militar.

Os documentos estavam sob sigilo da Agência Federal de Inteligência e serão transferidos para o Arquivo Nacional. Segundo Adorni, a medida busca encerrar a “opacidade que cercou esses registros por décadas” e garantir transparência sobre o período.

“Essa istração defende que o que aconteceu no ado deve permanecer nos arquivos da história, e por isso termina com a opacidade que rodeou durante décadas os documentos e os coloca à disposição da sociedade”, disse o porta-voz.

Além da abertura dos arquivos, o governo do presidente Javier Milei vai na contramão de afirmações históricas sobre organizações de direitos humanos na Argentina, relacionadas à ditadura, incluindo o número de mortos e desaparecidos pelo regime militar. A cifra oficial é de aproximadamente 8.600 mortes, entretanto, desde a década de 1990, tais organizações calculam que seria ao menos 30 mil pessoas. Milei afirma que o número não condiz com a verdade.

Esta decisão reforça a postura do governo Milei em relação à memória da ditadura. A istração já reduziu investimentos em órgãos de direitos humanos e questiona o número de 30 mil mortos e desaparecidos defendido por organizações como as Mães e as Avós da Praça de Maio.

A iniciativa gerou reações. Setores da sociedade civil e grupos de direitos humanos acusam o governo de promover um revisionismo histórico e de buscar equivalência entre a repressão do Estado e ações de grupos armados, tese conhecida como “teoria dos dois demônios”. Já a Casa Rosada argumenta que pretende ampliar a transparência e garantir uma “memória completa” sobre o período.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?