body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em relação estremecida, Zelensky recusa mais uma conversa com Lula

Fonte próxima ao governo ucraniano afirmou ao Metrópoles que ligação foi rejeitada por desconfiança sobre posição brasileira na guerra

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Imagem colorida mostra Zelensky e Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Zelensky e Lula - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusou um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma conversa telefônica que estava prevista para sexta-feira (11/4). A informação foi confirmada ao Metrópoles por uma fonte diplomática próxima ao governo ucraniano.

Essa é só mais uma das várias tentativas frustradas de diálogo entre os dois países. Outro contato entre os líderes estava previsto para acontecer em 4 de abril, a partir de uma solicitação feita pela embaixada do Brasil em Kiev no início do mês. Apesar da disposição brasileira, Zelensky também optou por não atender à ligação. Segundo fontes ucranianas, a decisão teve como base uma série de frustrações acumuladas com a postura do governo brasileiro ao longo do conflito.


Rusgas

  • Desde que assumiu o governo do Brasil pela terceira vez, Lula tem sido criticado por sua postura diante da guerra entre Rússia e Ucrânia.
  • Zelensky acusou o presidente brasileiro de ter posturas que favorecem a Rússia, membro do Brics, assim como o Brasil.
  • O governo brasileiro chegou a apresentar um plano de paz para a guerra, junto da China. A proposta, contudo, foi rechaçada por Zelensky.
  • Lula defendia que as discussões de paz envolvessem os dois lados da guerra, e não só a Ucrânia, como acontecia em cúpulas anteriores.
  • Desde o último ano, o diálogo entre Lula e Zelensky é quase nulo, apesar de as diplomacias de Brasília e Kiev manterem contatos.

Procurados, a diplomacia brasileira na Ucrânia confirmou que o telefonema foi proposta para a última sexta-feira (11/4). O contato, contudo, teria sido negado pela presidência ucraniana devido a agenda de Volodymyr Zelensky, que participaria de uma conferência de defesa e outros compromissos fora de Kiev.

Fontes diplomáticas brasileiras ouvidas pelo Metrópoles negam a resistência do lado ucraniano, e afirmam que a previsão é de que a presidência do país indique uma nova data para o telefonema entre os dois presidentes.

Apesar disso, o gesto de Lula de buscar uma reaproximação com Kiev foi interpretado por autoridades ucranianas como inoportuno e até contraditório. Um dos motivos apontados foi a viagem do presidente brasileiro à Rússia, marcada para o início de maio, que, na avaliação de Kiev, simboliza um alinhamento com o governo de Vladimir Putin.

3 imagens
Lula e Zelensky
Lula, Zelensky e suas equipes
1 de 3

Lula e Zelensky

Ricardo Stuckert/PR
2 de 3

Lula e Zelensky

Ricardo Stuckert/PR
3 de 3

Lula, Zelensky e suas equipes

Ricardo Stuckert/PR

Ainda segundo diplomatas próximos ao governo ucraniano, houve diversas tentativas de estabelecer contato com Lula ao longo do último ano e meio, incluindo solicitações formais de conversa por telefone e convites para uma visita à Ucrânia — enviados por meio de cartas em outubro e novembro de 2024. Todas, segundo essas fontes, ficaram sem resposta.

Em março deste ano, Lula havia anunciado que pretendia conversar com Zelensky por telefone, durante uma visita à Ásia. Segundo ele, o objetivo seria entender se o presidente ucraniano estaria disposto a buscar uma solução pacífica para o conflito. A proposta, porém, foi recebida com desconfiança em Kiev, que considera a atuação brasileira enviesada em favor da Rússia.

A Ucrânia também criticou o plano de paz proposto por Brasil e China, alegando que o conteúdo favorecia Moscou. A iniciativa acabou reforçando a percepção negativa do governo ucraniano sobre a atuação brasileira no conflito.

A desconfiança aumentou após declarações públicas de Lula, que já afirmou ver com bons olhos a abordagem de Donald Trump em relação à guerra, e voltou a defender uma solução negociada, sem condenações diretas ao Kremlin. Para interlocutores de Zelensky, a postura compromete qualquer possibilidade de mediação brasileira.

“Agora, de repente, por causa da próxima visita de Lula a Moscou, ele quer falar com Zelensky sobre mediação? Isso é uma piada”, declarou um funcionário do governo ucraniano, sob condição de anonimato. Outro diplomata foi categórico ao afirmar que a Ucrânia não vê mais o Brasil como um ator relevante nas discussões de paz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?