Em preparação para o Conclave, Capela Sistina é fechada para o público
Eleição para o novo pontífice deve respeitar nove dias de luto após o sepultamento do antigo papa. Conclave começará em 7 de maio
atualizado
Compartilhar notícia

A Capela Sistina foi fechada nesta segunda-feira (28/4) para a visitação do público. O local será preparado para receber o Conclave, que ocorrerá a partir de 7 de maio, conforme anúncio feito pelo Vaticano. Seguindo o rito católico, um período de luto de nove dias deve ser respeitado antes do início do processo de escolha do novo pontífice.
O papa Francisco foi sepultado no sábado (26/4). Os cardeais se reuniram nesta segunda para definir a data do conclave e já era esperado que o início do processo de escolha do novo papa ocorreria entre os dias 5 e 10 de maio.
Conclave
Uma das principais tarefas de preparação da capela é a instalação da chaminé, onde as cédulas serão queimadas após a votação.
O início do Conclave depende da presença dos cardeais eleitores no Vaticano. A exceção vale para os religiosos que estejam impedidos de comparecer por motivos graves, como problemas de saúde.
Apesar de haver uma estimativa para que o Conclave comece no início de maio, ainda não há uma previsão oficial de quando a Igreja Católica terá um novo papa. Isso acontece por causa do modelo de votação e das regras da eleição.
Durante os dias do Conclave, os cardeais eleitores ficam fechados dentro do Vaticano, em uma área conhecida como “zona de Conclave”. Eles também fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo. As votações acontecem dentro da Capela Sistina.
Para ser eleito, um cardeal precisa receber dois terços dos votos, que são secretos e queimados após a contagem. Caso o próximo Conclave realmente reúna 133 cardeais, serão necessários ao menos 89 votos.