Em encontro com Macron, Trump volta a pedir minerais da Ucrânia
Trump recebeu Macron nos EUA para discutir o futuro da guerra na Ucrânia e voltou a pedir acordo envolvendo recursos minerais ucranianos
atualizado
Compartilhar notícia

Em mais uma discussão sobre a guerra da Ucrânia, Donald Trump recebeu seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na Casa Branca, nesta segunda-feira (24/2). Na conversa, o presidente dos Estados Unidos voltou a pedir recursos minerais ucranianos em troca de apoio ao país governado por Volodymyr Zelensky.
Trump quer recursos da Ucrânia
- No início de fevereiro, Trump revelou o desejo de ter os a recursos minerais da Ucrânia em troca de apoio.
- De acordo com o presidente norte-americano, o acordo envolvendo os minerais de terras raras seria uma forma de “garantia” do financiamento que os EUA deu à Ucrânia nos últimos três anos.
- Os EUA são o principal financiador da Ucrânia na guerra contra a Rússia, tendo enviado mais de US$ 88 bilhões ao país, cerca de US$ 60 bilhões em ajuda militar.
“Todos expressaram seu objetivo de ver a guerra acabar, e enfatizei a importância do vital Acordo de Minerais Críticos e Terras Raras entre os Estados Unidos e a Ucrânia, que esperamos que seja assinado muito em breve!”, disse Trump em uma publicação na Truth Social.
Em mais um recuo, Zelensky revelou na última semana que negociadores de Kiev e Washington trabalhavam em um rascunho do possível acordo relacionado aos recursos de terras raras da Ucrânia. Os recursos costumam ser utilizados em áreas ligadas à tecnologia, como energia limpa, medicina nuclear, entre outras.