Em dia de eleição no Canadá, Trump fala mais uma vez em anexar o país
As eleições antecipadas no Canadá acontecem nesta segunda-feira (28/4). Em meio a conflitos, Trump deseja boa sorte e ameaça de anexação
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social, nesta segunda-feira (28/4), para comentar a eleição candense e para reforçar a ameça de que deseja anexar o Canadá aos EUA.
“Boa sorte ao grande povo do Canadá. Elejam o homem que tenha a força e a sabedoria para cortar seus impostos pela metade, aumentar seu poderio militar, de graça, ao mais alto nível do mundo, ter seus carros, aço, alumínio, madeira, energia e todos os outros negócios, quatro vezes maiores, com zero tarifas ou impostos. Isso tudo acontecerá se o Canadá se tornar o estimado 51º estado dos EUA”, escreveu Trump.
O Canadá vai às urnas, nesta segunda, para decidir quem vai formar o próximo governo do país. O pleito acontece agora, pois o primeiro-ministro convocou eleições antecipadas, diante da crise com os EUA.
Os canadenses terão que escolher entre o Partido Liberal, liderado pelo atual primeiro-ministro Mark Carney, de 60 anos, e o Partido Conservador, de Pierre Poilievre, de 45 anos.
Donald Trump destacou que as linhas que separam os EUA do Canadá foram forjadas artificialmente e que precisam ser extinguidas.
“Chega de linhas traçadas artificialmente há muitos anos. Vejam como esta massa de terra seria linda. Livre o sem fronteiras. Com todas as coisas positivas, sem nenhum lado negativo. É para ser. Os Estados Unidos não podem mais subsidiar o Canadá com as centenas de bilhões de dólares por ano como gastávamos no ado. Não faz sentido a menos que o Canadá seja um Estado dos EUA”, concluiu Donald Trump.