body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Para Haddad, acordo com UE não é uma grande vantagem para o Mercosul

Segundo o ministro da Fazenda, caso fizesse cálculos “mais mesquinhos”, o Mercosul teria razões para não acordo com a União Europeia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Zacarias/MF
Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante conferência sobre 10 anos do Acordo de Paris, na França - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante conferência sobre 10 anos do Acordo de Paris, na França - Metrópoles - Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta segunda-feira (31/3), que o acordo Mercosul-União Europeia não “salta à vista uma grande vantagem para o Mercosul”. Ele defendeu que os europeus olhem a ação não só pelo lado econômico, mas também político.

“Quando você olha, do ponto de vista meramente econômico, não salta à vista uma grande vantagem para o Mercosul. Teve lá salvaguardas, mas se você perguntar para qualquer diplomata brasileiro se lá tem uma vantagem econômica explícita que vai efetivamente representar um salto para a neoindustrialização, você não vai encontrar nenhuma cláusula que garanta isso”, declarou.

A declaração de Haddad foi dada durante a conferência “10 anos depois do Acordo de Paris: governar na era climática”, no anfiteatro Emile Boutmy, em Paris, capital da França.


Giro de Haddad pela França

  • A viagem para França é quase uma preparação para a visita de Estado do presidente Lula (PT), programada para junho.
  • O ministro deve aproveitar para iniciar um diálogo mais estratégico entre Brasil e França.
  • Em Paris, Haddad pretende promover a reforma tributária sobre o consumo e a Aliança Global contra a Fome, além de conversas sobre o Plano de Transformação Ecológica e o mercado de carbono.

Mercosul teria razões para não acordo com UE

O ministro prosseguiu dizendo que, se o Mercosul decidir fazer uma conta “mais mesquinha” sobre o acordo, poderá encontrar uma série de razões “para não fazer, para não agregar, para não somar com a Europa”.

“O Mercosul também, se fizer a conta mais mesquinha, vai encontrar uma série de razões para não fazer, para não agregar, para não somar com a Europa. Mas se fizer uma conta mais ampla, vai ver que, talvez, os líderes que estão de um lado e de outro, defendendo uma aproximação, estejam enxergando um pouco mais longe”, ponderou Haddad.

6 imagens
Haddad durante conferência na França
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Haddad participa de evento sobre os 10 anos do Acordo de Paris
1 de 6

O ministro Fernando Haddad durante conferência na França

Diogo Zacarias/MF
2 de 6

Haddad durante conferência na França

Diogo Zacarias/MF
3 de 6

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Diogo Zacarias/MF
4 de 6

Diogo Zacarias/MF
5 de 6

Diogo Zacarias/MF
6 de 6

Haddad participa de evento sobre os 10 anos do Acordo de Paris

Diogo Zacarias/MF

Ele frisou que: não será possível “chegar a uma conta que vai ser 100% benéfica para um dos lados”, porque isso não seria um acordo. “Seria outra coisa, seria uma imposição de um lado para o outro”, completou.

Para o titular da Fazenda, o objetivo do acordo é “oferecer uma alternativa a um mundo bipolar”. “É procurar não recair. Toda a bipolaridade torna mais fácil o discurso da intolerância”, ressaltou ele.

Ele ainda defendeu que a Europa olhe para o acordo firmado com o Mercosul de uma forma mais política: “A Europa deveria ter um olhar político sobre esse acordo também e não apenas ficar discutindo item por item, onde você vai ganhar e onde você vai perder”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?